A prefeitura de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, suspendeu as aulas na rede municipal depois que o rio que passa pela cidade transbordou, causando uma série de transtornos e desabrigando 153 ribeirinhos.

Essa medida, segundo a assessoria de imprensa da administração pública local, afeta 4,8 mil alunos das zonas urbana, rural e nas aldeias indígenas. Não há informações de quantos estabelecimentos de ensino o município tem. A previsão é que as atividades sejam retomadas na segunda-feira se não houver mais chuvas.

Calamidade pública – O temporal fez o nível do Rio Aquidauana ficar nove metros acima do normal e a cidade decretou situação de emergência. A via que faz a ligação com a cidade vizinha Anastácio ficou totalmente submersa.

O Exército montou uma ponte no local e barcos particulares fazem a travessia também, mas mediante pagamento.

As regiões mais afetadas foram: bairro Guanandi, região da PMA (antigo zoológico) e colônia Buriti. Todas são áreas ribeirinhas. De acordo com o secretário de administração do município, Euclides Nogueira, ainda não se sabe quanto precisará ser gasto para a recuperação das áreas mais afetadas pela enchente. O dado será apontado em levantamento que deverá ser feito depois do atendimento aos desabrigados.

Os ribeirinhos estão divididos em três abrigos públicos, mas 102 famílias ainda estão em áreas de risco.

São cerca de 50 famílias resgatadas e ainda tem 102 famílias em áreas de risco. A Prefeitura organiza uma campanha para arrecadação de mantimentos e donativos em geral – para refeições das famílias já abrigadas -, além de roupas de crianças e adultos, colchões e lençóis, água mineral, itens de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos.

Os interessados em ajudar os desabrigados podem procurar a Secretaria de Assistência Social de Aquidauana, localizada na Rua Honório Simões Pires, 618, Cidade Nova; Salão paroquial da Igreja Matriz de Aquidauana e em Campo Grande, a Igreja Perpétuo Socorro, perto da Fetems.

FONTE: Campo Grande News