Um homem de 51 anos, suspeito de ser o autor de uma onde de assaltos nas proximidades da rodoviária de Campo Grande, morreu em confronto com equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) no fim da manhã desta terça-feira (25), no Bairro Alves Pereira.
Segundo o delegado, Edgard Punsky, o suspeito estava escondido em uma residência que havia sido invadida, e reagiu à abordagem policial. Durante a troca de tiros, foi atingido e morreu no local.
Identificado como Sérgio Alves dos Santos, o homem já era investigado como autor de assaltos na região, e tinha passagens por tráfico, agressão e roubo, além de ser evadido do sistema prisional.
Com ele, além da arma de fogo, foram apreendidas facas.
43ª morte em confronto
Mato Grosso do Sul já soma 43 óbitos por intervenção de agentes do Estado em 2024.
As vítimas fatais eram em maioria homens (37), sendo que 6 das vítimas não tiveram o sexo informado. Quanto à idade, a maioria dos óbitos foram de jovens (23) entre 18 e 29 anos; seguida por adultos (10) de 30 a 59 anos; adolescentes (3) de 12 a 17 anos; e um idoso, de idade superior a 60 anos. Do total de registros, cinco não informaram a idade da vítima.
O índice deste ano é 29,5% inferior ao registrado nos primeiros seis meses do ano passado, quando 61 pessoas haviam sido mortas pela polícia.
Vale lembrar que 2023 foi recorde em mortes causadas por agentes de Estado em Mato Grosso do Sul, com 131 mortos de janeiro a dezembro, quantidade 156,8% superior ao registrado em 2022, quando 51 foram mortos.
Em 2023, a maioria dos mortos em confronto com a polícia foram homens (93,8%); com relação a idade, a maioria era jovem (54,9%) de 18 a 29 anos.
Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).
FONTE: CORREIO DO ESTADO