Campo Grande (MS): Na data de hoje (03/12) o policial Civil do Garras, Fabiano Alecio Manfrin concluiu o I Curso de Operacoes Taticas Especiais da Coordenadoria de Operacoes e Recursos Especiais da Policia Civil do Estado de Rondônia. O curso iniciou no dia 3 de setembro, tendo 3 meses de duração, com uma carga horaria de 1.252 horas aula. O Cote é atualmente o curso mais tradicional e cobiçado das Polícias Civis, formando em média não mais do que 25% dos alunos que iniciam a jornada.

Inicialmente foram 70 inscritos no COTE RO, sendo que 54 candidatos iniciaram o curso e apenas 14 concluiram com exito. Formaram nesse curso policiais civis de RO, PA, AC, MT, MS, um policial penal de MG e 3 PRF.

Os formados obtiveram treinamentos que trataram sobre sobrevivencia, rusticidade, rapel tatico, armamento, municao e tiro, tiro de precisão, arrombamento policial, sobrevivencia policial, car system, combate corpo a corpo, retenção e contra retenção, aquacidade, explosivos, planejamento de operacoes, acoes de inteligência, balistica de combate, mergulho autônomo, habilitação em paraquedismo entre outros. Os alunos também concluíram os módulos de Estágio de Selva na 17 Cia de Infantaria de Selva do Exercito Brasileiro em Porto Velho- RO, o Estagio de Fronteira no Grupo Especial de Fronteira – GEFRON em Caceres MT, o Curso Operações Rurais – COPAR, na Gerencia de Operacoes Especiais – GOE do MT, foram ainda habilitados em Atendimento Pre-Hospitalar – APH MARC 1 no Grupo Tatico 3 – GT3 de GO, habilitados no Pistola Glock no Grupo de Resposta Rapida – GRR da PRF em Brasilia DF, alem de treinamentos de patrulha urbana junto ao Comando de Operacoes Táticas – COT da PF em Brasília DF, Combate em Ambiente Confinado na Divisao de Operacoes Especiais – DOE e Operações Helitransportadas na Divisão de Operações Aereas – DOA, ambas tambem Brasilia DF, intervenções carcerárias e instrumentos de menor potencial ofencivo junto ao DEPEN – RO e Controle de Distúrbios Civis com o CHOQUE PM – RO.

O Investigador Manfrin é o primeiro Policial Civil do Estado do MS a conquistar um segundo Curso de Operações Táticas Especiais, pois já era formaro no I COTE do FERA, Força Especial de Resgate e Assalto – AM em 2015. O Estado de Mato Grosso do Sul conta atualmente com 11 policiais civis que possuem formacao em COTE, sendo que 9 operam atualmente no Garras.

Fonte: PC MS