Uva Preta: 7 Benefícios para Saúde +Receitas para Tentar

Uma das mais populares no Brasil, a uva preta ou roxa tem diversos benefícios para a saúde, por conter vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro, cálcio e potássio.

O que é a uva preta?

Capaz de combater os radicais livres, que em excesso podem prejudicar o organismo e acelerar o envelhecimento, a uva preta (roxa e avermelhada) ainda tem ação antioxidante e é uma ótima opção para o consumo em lanches pela manhã ou à tarde

De acordo com a nutricionista Luciane Gonzalez, é importante frisar que esses nutrientes são relacionados às uvas de tonalidades mais avermelhadas e roxas.

Confira os benefícios:

1. Diminui o risco de câncer:

Pesquisas indicam que o consumo de uvas pode auxiliar na prevenção ao câncer.

“Fitoquímicos quimiopreventivos são encontrados em diversos alimentos e são compostos pertencentes a diferentes classes estruturais, dentre eles incluem o resveratrol, um composto poli-hidroxi encontrado na uva e no vinho tinto”, afirma Luciane.

2. Melhor saúde dos olhos:

Apesar dos benefícios mencionados, segundo a nutricionista, não há comprovação de que a uva preta possa auxiliar na manutenção da saúde dos olhos.

3. Regula a glicose no sangue:

A uva preta está associada a um melhor funcionamento do corpo. Porém, até o momento, as informações sobre os benefícios para regular a glicose são inconclusivas.

4. Reduz o colesterol e os triglicerídeos:

As uvas de tonalidades avermelhadas e roxas tem como benefício reduzir o colesterol e auxiliar no controle dos triglicerídeos.

“Outro efeito benéfico da uva é estar relacionada a modulação do metabolismo lipídico, reduzindo a secreção do colesterol e dos triglicerídeos pelas células hepáticas e a atividade estrogênica, por apresentar afinidade com o receptor desse hormônio, além disso inibe a peroxidação das proteínas de baixa densidade (LDL) devido a sua afinidade com o cobre o que impede de se ligar ao colesterol LDL”, ressalta Luciane.

É importante ressaltar que o colesterol LDL (Low Density Lipoprotein ou Lipoproteína de baixa densidade) é o famoso colesterol ruim.

O colesterol LDL transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano.

“O LDL é conhecido por “colesterol ruim” porque quando seus níveis estão elevados no sangue, ele provoca um acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, formando placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Isso pode dificultar o fluxo de sangue, levando ao entupimento ou formação de trombos e consequentemente, aumentando o risco de problemas cardiovasculares”, explica a médica endocrinologista, Renata Antonialli.

5. Fonte de resveratrol:

As uvas avermelhadas e roxas contêm o resveratrol, uma substância que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de reduzir o colesterol e os triglicérides das células.

“O resveratrol é uma fitoalexina que se encontra naturalmente nas uvas, no vinho tinto e no amendoim, ele tem uma capacidade antioxidante que ultrapassa a das vitaminas C e E, onde alguns estudos apresentam efeito preventivo de danos causados pela radiação UV”, afirma a nutricionista Luciane Gonzalez.

6. Reduz o risco de doenças cardiovasculares:

Também relacionado a presença do resveratrol, as uvas podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares. “O poder antioxidante do resveratrol ultrapassa a da vitamina C e E, além de antioxidante é anti-inflamatório, contribuindo para redução do risco de doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, além de antiobesogênico”, pontua.

7. Protege contra o envelhecimento da pele:

As substâncias presentes na uva também são usadas pela indústria de cosméticos. “Incluem também os benefícios do extrato da semente Vitis vinífera L., muito utilizada para pele na foto proteção e fotoenvelhecimento, devido ação antioxidante”, frisa Luciane.

Tipos de uva preta

Há vários tipos de uva preta, ou seja, as roxas e vermelhas, sendo elas:

1.Uva Santa Isabel

De origem norte-americana, a Uva Santa Isabel também é conhecida como Uva preta em algumas regiões do país.

Pode ser consumida em lanches ou utilizada na produção de vinhos. É mais cultivada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com a Embrapa, por sua origem, é considerada, por alguns autores, como híbrido natural de Vitis labrusca x Vitis vinífera. Porém, geralmente é descrita como uma cultivar Vitis labrusca.

2.Rubi

Os bagos de coloração mesclada, entre o amarelo e o rosado, são durinhos e ovalados, de aroma neutro.

3.Benitaka

Essa uva fina é uma mutação da Rubi, sendo que a maior diferença é o seu tom rosado-escuro, quase vermelho. As bagas e cachos são grandes.

4.Crimson

Sem sementes, possui tom vermelho rosado e sua polpa é firme e crocante. Os cachos e bagas são pequenos.

5.Niágara rosada

Essa uva rústica tem sabor neutro e textura gelatinosa. “As diferenças de uma uva vermelha/roxa e de uma uva verde são poucas, encontramos mais fósforo e menos cobre na uva rubi com relação a uva Itália”, frisa a nutricionista.

Como ingerir a uva preta no dia a dia?

Segundo Luciane, a uva preta e vermelha pode ser consumida todos os dias.

“Por todos os benefícios a uva vermelha pode ser consumida diariamente, além de pouco calórica, tem uma quantidade de fibras significativa, um índice glicêmico médio, portanto sem contraindicações dentro de um plano alimentar individualizado”, afirma.

Uva preta calorias: pode comer todos os dias?

Ela pode ser consumida todos os dias, em uma porção de 100 gramas.

“É uma quantidade excelente podendo ser consumida como lanche rápido entre o café da manhã e almoço ou lanche da tarde”, ressalta Luciane.

Uma porção de 100g (8 bagos) de uva rubi, por exemplo, tem 49 calorias, 0,6g de proteína, 0,2g de lipídeos, 0,9g de fibras, 8 mg de cálcio, 6 mg de cálcio, 23 mg de fósforo, 0,2mg de ferro, 0,8 mg de sódio, 159 mg de potássio, 1,9 mg de Vitamina C.

Como fazer suco de uva preta?

Ingredientes:

  • 1 kg de uva preta
  • 1 litro de água
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de Preparo: 

Lave as uvas e coloque em uma panela, junto com a água.

Deixe o suco cozinhar por 20 minutos, esfrie e passe na peneira.

Guarda na geladeira até o consumo. Adoce na hora de servir.

Bolo de uva Preta: receita saudável

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 e 1/2 xicaras de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 1 xícara de leite
  • 100 g de margarina
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 kg de uva preta

Modo de Preparo:

  1. Lave as uvas uma a uma e seque as bem, passe as em farinha de trigo para não afundar na massa.
  2. Prepare a assadeira redonda de 30 cm de diâmetro untada e enfarinhada.
  3. Coloque na batedeira o açúcar e a margarina e bata até ficar bem cremoso, acrescente os ovos, leite, trigo, amido e o sal bata até misturar tudo muito bem acrescente o fermento em pó sem bater somente misturando.
  4. Despeje a massa na assadeira e por cima com muito cuidado coloque as uvas uma ao lado da outra cobrindo toda a massa com uvas.
  5. Leve para assar em forno médio por 30 minutos ou até espetar um palito e sair limpo.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO