Durante a semana, o Ministério da Saúde está realizando uma visita técnica em Mato Grosso do Sul para discutir ações estratégicas de enfrentamento às arboviroses, em especial a Dengue e a Chikungunya. A ação está sendo coordenada pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A recomendação das autoridades de saúde é para que os municípios desenvolvam trabalhos específicos para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti – que transmite as doenças -, que se reproduz em água parada.

“Ainda estamos no período de muita chuva que por consequência se criam reservatórios de água, por muitas vezes estão localizadas em nossa própria casa. Então, a população é a protagonista desta ação de prevenção, elimine qualquer foco de água parada e não deixe lixo acumulado, siga todas as recomendações. Proteja você e à sua família”, afirmou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

A população precisa estar atenta quanto aos sintomas da chikungunya. “Todos nós precisamos estar preparados com essa vigilância febril que geralmente ocorre com quadro de febre até o quinto dia, com diversos episódios de febre ocorrendo repetidas vezes. Por isso, as equipes de saúde precisam estar preparadas para que este paciente acesse o serviço de saúde e seja acolhido”, afirmou Maymone.