A auditora de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Cristiane Pereira dos Santos, participou do “Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável nos Países de Língua Portuguesa”, realizado nos dias 13 e 14 de março, na Universidade de Coimbra, em Portugal. O evento contou com a presença de especialistas e acadêmicos de diversos países, promovendo um espaço para o compartilhamento de boas práticas e desafios no campo da sustentabilidade.

A participação de Cristiane Santos no evento foi fruto de um convite do professor José Carlos de Jesus Lopes, coordenador de convênio firmado entre o TCE-MS e a Universidade Federal de Mato Groso do Sul (UFMS). Durante o simpósio, a auditora apresentou o artigo “Compras públicas sustentáveis nos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil: oportunidades e desafios”, aprovado pela Hamburg University of Applied Sciences para apresentação oral em Coimbra.

O estudo de Cristiane se alinha à política de sustentabilidade ambiental adotada pelo TCE-MS. Na pesquisa, Cristiane investigou duas questões centrais: a implementação do Plano de Logística Sustentável nos Municípios de Mato Grosso do Sul e a inserção de critérios de sustentabilidade nos editais de licitação. A pesquisa envolveu uma análise dos 79 Municípios do Estado, com o objetivo de entender como estão sendo cumpridas as exigências legais e quais os desafios enfrentados pelas administrações municipais para implementar a meta 12.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que consiste em promover as compras públicas sustentáveis, de acordo com as prioridades e políticas nacionais.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. O evento proporcionou um intercâmbio de ideias entre Brasil e Portugal, o que permitiu discutir e compreender melhor as questões de sustentabilidade nas administrações públicas. A troca de experiências com outras instituições foi fundamental para ampliar a visão sobre os desafios que enfrentamos, tanto aqui no Brasil quanto nos países de língua portuguesa”, afirmou Cristiane Santos.

 

FONTE: TCE MS