Na noite de ontem (29), o Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS) decidiu suspender a assembleia marcada para sexta-feira (1º), em Campo Grande, que elegeria o novo presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Além disso, o Tribunal determinou a manutenção de Estevão Petrallás como gestor interno da Federação.

A decisão foi assinada pelo presidente do Tribunal, Marcelo Carriel Honório, após o ex-presidente do Clube Esportivo Nova Esperança (Cene) solicitar um mandado de garantia para suspender a assembleia e retirar Petrallás do cargo.

Conforme divulgado pelo *Correio do Estado* na última semana, Telles e Estevão estão disputando a presidência da Federação, além de outros candidatos que também concorrem ao cargo.

Ao analisar o documento, o presidente do TJD acatou, com base no artigo 93 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a suspensão da assembleia até que sejam cumpridos todos os requisitos estipulados no artigo 18 do Estatuto Social da FFMS, que definem como regras para uma eventual nova eleição na Federação.

Com a suspensão das eleições programadas para sexta-feira (1º), uma nova data deverá ser definida pela FFMS e pela Comissão Eleitoral, após o cumprimento dos prazos estabelecidos no edital.

De acordo com o documento, o presidente do TJD destacou que o questionamento levantado por Telles sobre a candidatura de Estevão Petrallás deve ser analisado pela Comissão Eleitoral, e não pelo Tribunal. Por essa razão, negou o pedido de afastamento de Petrallás da carga.

Todos os envolvidos terão três dias para se manifestarem sobre o caso. Em seguida, o relator será escolhido, e a Procuradoria terá o prazo de até dois dias para apresentar sua defesa.

O que diz a federação? 

Em nota, a FFMS informou sobre o adiamento das eleições e alegou que cunpriu todos os requisitos de forma transparente.

“Diante da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) informa que a eleição prevista para esta sexta-feira ( 01/11) foi adiada. A Comissão Eleitoral será consultada para definir os próximos passos, e a nova data do pleito será divulgada no site oficial da Federação. A FFMS reitera seu compromisso com a transparência e o respeito aos trâmites legais para assegurar um processo eleitoral ético e em conformidade com a legislação vigente”.

Petrallas assume de forma interina a FFMS até o fim do mês 

O atual gestor interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás, teve seu mandato prorrogado por mais 90 dias pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 23 de agosto e estará à frente da entidade até 23 de novembro . Petrallás assumiu a entidade após a saída de Francisco Cezário, investigado na Operação Cartão Vermelho e acusado de desviar R$6 milhões da Federação entre 2018 e 2023.

Segundo a nota assinada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o mandatário da FFMS está autorizado a continuar à frente da entidade, desempenhando suas funções.

“Em virtude da manutenção dos fatores que justificaram sua nomeação inicial”, apontou a CBF. O período permitirá, conforme a FFMS, que a atual gestão continue desempenhando suas funções, afim de garantir a continuidade dos projetos em andamento.

Estevão Petrallás estava a frente da FFMS até o dia 25 de agosto, porém a portaria da CBF foi publicada na última sexta-feira (23), confirmando a sua continuidade com os trabalhos a frente da federação. O segundo mandato finaliza somente no dia 23 de novembro.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO