
Governador, secretário de Governo, secretário de Saúde e adjunta participaram de live no Facebook – Reprodução/Facebook
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (19) que o Governo aumentará para 722 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-intensiva em todo o Mato Grosso do Sul.
Atualmente o Estado tem 515 leitos de UTI, mas já foram contratados mais 207, sendo 142 de UTI e 65 de unidades semi-intensivas. “Para a gente estar preparado quando houver necessidade da internação”, afirmou Azambuja, durante live nas redes sociais do Governo do Estado.
O aumento é necessário para atender possíveis pacientes que contraiam o Covid-19, o novo coronavírus, e que necessitem de internação. Hoje o Estado confirmou nove casos, sendo oito em Campo Grande e um em Sidrolândia.
Além dos leitos, o governador também afirmou que foi autorizado a compra de equipamentos e de medicamentos para o período do avanço da doença. “Estamos enfrentando, inclusive, alguns fornecedores, aqueles que buscam o lucro fácil, que num momento de dor, que nós estamos precisando mais do espírito de solidariedade, querem triplicar o preço de alguns bens, inclusive isso cabe ações judiciais e nós tomaremos todas as medidas para eu nós tenhamos todos esses insumos, que são extremamente necessários para que a gente possa enfrentar esse desafio que é combater essa epidemia a nível mundial”, declarou.
Na sexta-feira o governo promete publicar decreto no Diário Oficial do Estado em que decreta situação de emergência em saúde devido a pandemia do Covid-19. O Estado também promete encaminhar texto para a Assembleia Legislativa para que seja decretado estado de calamidade pública. O decreto regulatório deverá ser votado pela Casa.
Fonte: Daiany Albuquerque – Correio do Estado