Campo Grande (MS) – A Corregedoria-Geral da PMMS e a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar – DINTEL, têm novos comandantes. As passagens de comando aconteceram na terça-feira e quarta-feira passadas, respectivamente.

A Corregedoria-Geral da PMMS era comandada pelo Coronel PM Emerson de Almeida Vicente, que deixou a função para assumir o Comando de Policiamento Metropolitano – CPM, responsável pelas ações preventivas/ostensivas na Capital e municípios circunvizinhos.

O Coronel PM André Henrique de Deus Macedo, até então CPM, assumiu o comando da Corregedoria-Geral, que é um órgão subordinado ao Comandante-Geral, responsável pela preservação da disciplina, da hierarquia e da ética policial Militar, competindo-lhe, também, apurar, coordenar, controlar e fiscalizar fatos e atos que envolvam a responsabilidade criminal, administrativa e disciplinar dos membros da corporação, ativos e inativos, bem como supervisionar o cumprimento das atribuições de Polícia Judiciária Militar, previstas em lei, decretos, normas e regulamentos da Instituição.

O Coronel PM Macedo, Corregedor-geral da PMMS

O Coronel PM Macedo foi um dos principais idealizadores do Programa OCOP – Obtenção da Capacidade Operacional Plena, implementado em Campo Grande/MS, em julho de 2021. Com o advento do OCOP, o número de ações preventivas aumentou expressivamente, chegando a atingir 100% de chamadas atendidas em vários dias.

O Coronel PM Adilson Alves de Macedo assumiu o comando da Diretoria de Inteligência – DINTEL, cumulativamente com a função de comandante do CPA-3. Quem deixou o cargo na DINTEL foi o Coronel PM Franco Alan da Silva Amorim, que amanhã, 09 de junho, assume o comando da Academia de Polícia Militar – APM.

A Diretoria de Inteligência – DINTEL, é o órgão responsável pelas políticas referentes ao sistema de gestão de Inteligência, voltado à atividade-fim da Instituição, e tem como principais atribuições:

I – O planejamento, a coordenação, a fiscalização e o controle das atividades de inteligência e o gerenciamento de interceptação de sinais em conformidade com as leis vigentes;
II – A análise de dados e a difusão de conhecimento, destinadas a instrumentalizar o exercício de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio de ações especializadas para a identificação, o acompanhamento, a avaliação e as ações referentes a ameaças reais ou potenciais, na esfera de segurança pública.

Assecom/PMMS

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Fonte: PM MS