Eleitores de primeira viagem ou quem ainda tem dúvidas de como usar a urna eletrônica já pode treinar seu voto no simulador de votação disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira como a ferramenta funciona e como ela pode facilitar o andamento das eleições em outubro.
Primeiro, é preciso acessar o simulador pelo link que leva ao site oficial do TSE. Lá, o órgão disponibiliza partidos e candidatos fictícios para os cargos. As opções são Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.
Dentro do simulador, o eleitor deve escolher um dos partidos e, em seguida, aparecerão os candidatos. A votação deve ser feita na mesma ordem dos cargos que aparecerão nas urnas no dia do pleito oficial.
Isto é, o primeiro voto será para deputado federal, o segundo será para deputado estadual e em seguida para senador e presidente.
Em todos os cargos, o eleitor poderá escolher um partido, sendo que ele poderá optar por escolher candidatos do mesmo partido ou não.
Após confirmar todas as escolhas, a votação será finalizada como em uma urna eletrônica real.
Caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.
É possível, também, que o eleitor retorne à página inicial e vote quantas vezes forem necessárias para corrigir possíveis erros.
Inclusão e acessibilidade
Este ano o simulador traz uma novidade e, assim como na votação de outubro, o recurso de treinamento terá um intérprete de Libras e a opção de ativar os áudios para pessoas com deficiência visual.
Também como no pleito real, a simulação tem a espera de um segundo para a conferência de voto e a para a confirmação adicional para o voto de legenda.
Datas
O primeiro turno dia 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro de 2022. Nas duas datas é possível que o eleitor leve uma “cola” com os números de seus candidatos para registrar o voto.
FONTE: CORREIO DO ESTADO