Urnas eletrônicas começam a receber nomes, números e fotos de candidatos a partir desta quinta-feira (15), de acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).

A previsão é que a inseminação das urnas (cadastro dos candidatos) terminem no próximo domingo (18).

Ao todo são 13 candidatos a presidência, e em Mato Grosso do Sul, são 8 candidatos a governador, 6 ao senado, 161 candidatos para deputados federais e 397 para deputados estaduais.

Ao todo, 19 mil mídias de votação e mídias de contingência serão cadastrados nas urnas eletrônicas.

A inseminação de urnas começou às 8h desta quinta-feira (15) no Depósito de Urnas e é acompanhada pelo juiz presidente da Comissão de Geração de Mídias do TRE-MS, Dr. Wagner Mansur Saad.

Para o ato, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), fiscais de partidos políticos e coligações também foram convocados.

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições será realizado em 2 de outubro e o segundo turno em 30 de outubro de 2022.

Nesta edição, a população deverá votar para presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal. Veja a lista completa de candidatos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mato Grosso do Sul tem 1,9 milhão de eleitores aptos a votar em 2022, sendo 639.873 em Campo Grande.

A maior parte do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. Ao todo, são cerca de 82 milhões de eleitoras, o que equivale a 52,65% do total.

Já os homens são cerca de 74 milhões, representando o percentual de 47,33%. O número de mesários, nas eleições de 2022, é de 28.596 em Mato Grosso do Sul.

No Estado a votação ocorre das 7h às 16h (horário local).

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO