As Eleições Gerais 2022 se aproximam, e no próximo dia 2 de outubro serão 16.741 eleitoras e eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida em Mato Grosso do Sul.
Destes, 6.888 tem deficiência de locomoção, 3.086 deficiência visual, 2.129 possuem deficiência auditiva e 6.405 declararam outros tipos.
Para receber com mais segurança e comodidade esses cidadãos e cidadãs no momento do voto, este ano, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar mais de 163 mil seções eleitorais com acessibilidade.
O eleitorado com deficiência representa 0,81% do total apto a votar em 2 de outubro.
Eleitoras e eleitores nessa situação podem exercer o voto em seções adaptadas pela Justiça Eleitoral para suprir as respectivas necessidades.
A cada eleição, a JE aumenta a acessibilidade dos locais de votação para propiciar a essa parcela do eleitorado maior facilidade e conforto.
Em nível nacional esse número chega a 1.271.381 de eleitoras e eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência.
Essa parcela de votantes cresceu 35,27% em relação ao pleito de 2018, quando 939.915 afirmaram se encontrar em uma dessas situações.
Acessibilidade nas urnas
Todas as urnas eletrônicas têm condições de atender pessoas com deficiência visual.
Além do uso do sistema Braille e da identificação mais evidente da tecla “5” no teclado da urna, também serão disponibilizados fones de ouvido para que pessoas cegas ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato por meio do uso de voz sintetizada.
Para promover a inclusão social e facilitar o voto de pessoas com deficiência auditiva, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprimorou também os softwares já existentes e instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022.
Os equipamentos contarão este ano com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito, indicando, para a pessoa votante, qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Auxílio
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm preferência no momento do voto.
Elas podem ser auxiliadas no instante de votar, caso o presidente da mesa receptora de votos ateste que essa ajuda é fundamental.
Nesse caso, podem ser acompanhadas por alguém de sua confiança, inclusive na cabine de votação.
Além disso, poderá, no dia das eleições, preencher o Formulário de Identificação de Eleitor com Deficiência ou Mobilidade Reduzida para autorizar o juiz eleitoral a anotar a circunstância (deficiência) no cadastro eleitoral.
FONTE: CORREIO DO ESTADO