Com 100% das urnas apuradas em Mato Grosso do Sul, o primeiro turno das Eleições Majoritárias de 2022 já foi concluído. No estado, Mara Caseiro (PSDB) e Marcos Pollon (PL) foram os mais votados para os cargos de Deputado Estadual e Deputado Federal.
Estadual
Mara Caseiro, do PSDB, foi a candidata mais votada para o cargo de Deputado Estadual, com 49.512 votos. Ela ocupava o cargo de representante e defensora do governo de Reinaldo Azambuja na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) desde novembro de 2020, após o falecimento do deputado Onevan de Matos em decorrência da Covid-19.
Única mulher da Alems, Mara trabalhou como cirurgiã dentista nas cidades de Itaquiraí e Eldorado, onde foi chefe da equipe do Centro de Saúde.
Em 1992, ingressou na política, como candidata a vice-prefeita de Eldorado. Em 1996 foi eleita como vereadora mais votada da cidade, se tornando a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara Municipal.
Em 2000, foi eleita como prefeita de Eldorado, e permaneceu no cargo até 2008, após reeleição.
Dois anos depois, em 2010, foi eleita deputada estadual, cumprindo segundo mandato após as eleições de 2014.
A convite de Reinaldo Azambuja, governador do Estado, em fevereiro de 2019 Mara assumiu o cargo de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Federal
Com 103.111 votos, Marcos Pollon (PL) foi o mais votado ao cargo de Deputado Federal em Mato Grosso do Sul. Essa foi a primeira vez que o candidato disputou um cargo parlamentar.
Pollon é aliado da família Bolsonaro e presidente do Proarmas (Associação Nacional Movimento Pró Armas), um movimento armamentista que acredita no “direito fundamental” da legítima defesa e defende, principalmente, os interesses de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs).
Em setembro de 2021, Pollon participou de uma reunião com o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, promovida pelo deputado Eduardo Bolsonaro, para falar sobre as abordagens aos CACs.
A proximidade com a família Bolsonaro foi fundamental para a candidatura. Em entrevista à Folha, Marcos Pollon revelou que a decisão aconteceu após conversas com o atual presidente, Jair Bolsonaro.
Em julho, durante um evento em Brasília, ele anunciou sua candidatura, ao lado de Eduardo Bolsonaro.
1º Turno
Todas as apurações do 1º turno das Eleições Majoritárias de 2022 já foram divulgadas no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acesse clicando aqui.
FONTE: CORREIO DO ESTADO