Começaram a ser realizados nesta segunda-feira (17) o lacre, a conferência e entrega de urnas a seções eleitorais de Mato Grosso do Sul pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) na sede do órgão. Nesta segunda, foi a vez da conferência das 1438 urnas da 53ª zona eleitoral de Campo Grande.
A cerimônia de transição, lacração e conferência das urnas e de entrega de materiais de seção e procedimentos de contingência para o 2º turno das Eleições de 2022 foi acompanhado pela juíza eleitoral Saskia Elisabeth Schwanz.
“É um procedimento parecido com o do 1º turno, só que muito mais rápido, porque cada uma das mais de mil urnas dessa seção, por exemplo, terá conferência de apenas quatro candidatos, que são todos deste segundo turno: dois para o Governo do Estado e dois para a Presidência da República”, explicou a juíza.
A conferência ocorre em todas as zonas conforme determinação do juiz eleitoral e o teste é feito na frente de qualquer pessoa que quiser assistir a verificação, em edital publicado pelo TRE-MS para o chamamento. Nesta segunda, foi realizada a demonstração ao Jornal Midiamax e todos os candidatos constavam na urna.
Testes
“É importante esclarecer que na zerésima da urna essa demonstração aparece como teste de urna. Não é apagado e nem registrado como voto”, explicou Schwanz.
Também acompanhou a conferência o promotor de Justiça do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) Humberto Lapa Ferri, que atua nessas eleições como promotor eleitoral. “Nosso papel é mais no dia das eleições, de fiscalizar irregularidades e ajudar a Justiça Eleitoral. Mas como fiscais também acompanhamos, claro, os testes de urna”, esclareceu.
Os testes são realizados no prédio do Arquivo Central do Tribunal Regional Eleitoral, que fica na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 184 – Parque dos Poderes. Começam nesta segunda pela 53ª Zona Eleitoral. Na terça (18), é a vez da 8ª Zona Eleitoral.
No dia 17 de outubro de 2022, os testes acontecem das 8h às 19h e no dia 18 de outubro, das 8h às 14h.
FONTE: MIDIAMAX