Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na última terça-feira (25), uma medida que inclui a obrigatoriedade de transporte público gratuito aos locais que ofereceram a gratuidade no 1° turno das Eleições Majoritárias de 2022.
Até o momento, para o 2º Turno, foram contabilizadas 152 cidades com publicação oficial sobre o Passe Livre, com 81,1 milhões de pessoas atendidas; 52 cidades com divulgação na imprensa/promessa (41 municipais e 11 metropolitanas), com 7,2 milhões de pessoas atendidas; e 131 cidades atendidas apenas por sistemas metropolitanos de Passe Livre (CE, ES, MA, PB, RN, SP), com 9,9 milhões de pessoas atendidas.
No total, 334 cidades serão atendidas por Passe Livre para o 2º Turno, garantindo a locomoção de 98,2 milhões de pessoas.
Os dados são do levantamento realizado pela Campanha Passe Livre Pela Democracia, organizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Tarifa Zero BH.
Segundo a pesquisa, além dos números do levantamento, existem outras 43 cidades que já tem tarifa zero o ano todo, por isso não foram listadas, o que totalizaria 377 cidades com Passe Livre funcionando domingo, e 100 milhões de pessoas atendidas.
Para o Idec, a adoção de Passe Livre nas Eleições é um movimento muito positivo, porque tem impacto importante nas eleições: facilitar que as pessoas possam ir votar, incentivar o direito ao voto e gerar uma experiência de acesso de milhões de pessoas ao transporte gratuito, importante para que elas vejam que essa é uma política possível.
Gratuidade em Mato Grosso do Sul
No estado, os municípios que ofereceram gratuidade do transporte público no 1° turno e que precisam oferecer no 2º, são: Três Lagoas, Dourados e Selvíria.
Campo Grande, conforme já adiantado pelo Correio do Estado, já havia anunciado anteriormente o benefício em caso de Segundo Turno. O transporte gratuito será oferecido das 5h às 18h, em toda a Capital.
FONTE: CORREIO DO ESTADO