Duas semanas depois de uma fazenda ser furtada em Corumbá, equipe da Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal) recuperou 230 cabeças de gado que tinham sido levadas pelos criminosos. Os animais, avaliados em R$ 1 milhão, foram encontrados em uma propriedade rural na região de Filadélfia, no Paraguai, a aproximadamente 150 quilômetros da fronteira com o Brasil.
“Ao tomarmos conhecimento do caso realizamos uma ação conjunta que envolveu o Senacsa, a Brigada anti-abigeato do Alto Paraguai e os técnicos da Iagro. O trabalho envolveu a inteligência da fronteira que realiza o monitoramento de rodovias. Realizamos uma operação conjunta que também envolveu a polícia brasileira e a paraguaia, além do SENACSA que realizou a diligência. Nossa equipe técnica esteve na propriedade sendo confirmado através das marcas que realmente era o gado que havia sido roubado”, salientou, explica o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.
Avaliação apontou que os animais não apresentavam sinais de lesões ou doenças. O gado foi levado de volta à propriedade de origem e os técnicos da Iagro fizeram protocolo sanitário, que inclui vacinação, quarentena e acompanhamento técnico.
Segundo o diretor da Iagro, o resultado da operação é resultado da parceria entre os serviços de inspeção animal do Brasil e Paraguai, que estabelece medidas de interesse mútuo, além do compartilhamento de informações de interesse sanitário.
FONTE: MIDIAMAX