Para cumprir ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agentes da Polícia Federal estão nas ruas em cidades de Mato Grosso do Sul e mais dois estados cumprindo 22 mandados de busca apreensão nesta quinta-feira (11). As buscas fazem parte da 11ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos antidemocráticos que aconteceram no dia 8 de janeiro, em Brasília.
Conforme as informações preliminares, armas e munições foram apreendidas aqui no Estado. São pelo menos três armas longas e dois revólveres. A PF não informou o endereço do local em que estas armas foram recolhidas e nem se tem registro.
Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram um quebra-quebra nos prédios.
As informações divulgadas até agora são limitadas, mas sabe-se que policiais cumprem também mandados de busca em São Paulo e no Paraná. De acordo informações iniciais, os alvos seriam colecionadores de armas, atiradores ou caçadores esportivos (CACs) e fazendeiros, que teriam financiado os atos no dia 08 de janeiro em Brasília.
Foram determinados o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões, segundo a PF. Esse valor vai servir para a cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.
Ainda segundo a Polícia Federal, os envolvidos podem ser indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
FONTE: CORREIO DO ESTADO