Para combater os assaltos nos pontos de ônibus pela manhã nos bairros de Campo Grande. A Guarda Civil Metropolitana deflagrou nesta segunda-feira (22) a operação “Amanhecer seguro”. Por volta das 4h45 da manhã, agentes da guarda estavam presentes em pontos estratégicos para coibir a ação dos assaltantes.
Conforme informações da GCM, na maioria das vezes, apenas mulheres estão nesse momento no ponto, aguardando a condução para ir ao trabalho. São vítimas com perfil pouco propenso a reagir a um assalto, praticado sozinho ou em dupla, geralmente em moto.
De acordo com o comandante da GCM, Anderson Ortigoza, o assaltante aproveita do horário e do pouco movimento característicos para praticar o roubo e fugir do local sem problemas. A operação acontecerá nas sete regiões da cidade.
“A operação Amanhecer Seguro, conta com 60 Guardas, 22 viaturas entre carros e motos e cobre as 7 regiões da cidade. Em um primeiro momento, a operação acontecerá por uma semana”, explicou o comandante.
O objetivo principal é, por meio de rondas e abordagens preventivas, inibir e reprimir a incidência de assaltos e violência contra os trabalhadores que se direcionam aos seus empregos nas primeiras horas da manhã, nos pontos de ônibus nos bairros”, complementou Ortigoza.
O subcomandante Pedroso informou que a operação fará o levantamento de dados referente às regiões urbanas com maior fluxo de pessoas e acontecimentos ilícitos.
“Iremos direcionar os esforços para as áreas mais críticas, reforçando esses pontos e garantir a segurança da população”, pontuou Pedroso, após o término da operação.
Assaltos
Em fevereiro deste ano, uma mulher, 47 anos, foi vítima de um assalto enquanto esperava o ônibus na Rua Campo Nobre, no Jardim Campo Nobre, em Campo Grande.
De acordo com a polícia, a mulher estava no ponto de ônibus quando foi abordada por dois homens que chegaram de bicicleta. Um deles estava armado com um facão e anunciou o assalto.
A vítima teve seu celular roubado e os bandidos fugiram. O crime foi registrado como roubo qualificado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).
No final do ano passado, um jovem, 24 anos, foi assaltado por dois homens em um ponto de ônibus na Avenida Afonso Pena entre a Rua 14 de Julho e Calógeras, sentido Centro.
A vítima disse à polícia que aguardava o transporte coletivo, quando foi abordado pelos dois autores que se aproximaram e apontaram a arma de fogo. Os ladrões também chegaram ao local de bicicleta.
Os assaltantes levaram a mochila e o celular do jovem. O caso foi registrado como roubo qualificado na Depac Centro.
FONTE: CORREIO DO ESTADO