Com recurso de R$ 687,4 mil enviados pelo governo federal para a reforma da Casa Abrigo para Mulheres, foi divulgado nesta segunda-feira (23), o contrato com a Poligonal Engenharia e Construções Ltda. O prazo de execução da obra será de 210 dias, ou seja, sete meses.
A reforma está prevista para ser executada na área interna e externa da Casa que possui área de 1.015,30 metros quadrados. Conforme projeto aprovado pela Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog).
Serão revitalizados os dormitórios, alojamentos, banheiros, refeitório, lavanderia, lactário, salas de convivência e Tv. Também está prevista a modernização da brinquedoteca e a cozinha. Além disso, será implementada a acessibilidade em todo complexo.
Está previsto ainda construções da academia ao ar livre, instalação de equipamentos. Na área de convivência será implementado mesa de atividades e jogos. Além do projeto de prevenção e combate a incêndio.
Para proteção das vítimas, o endereço da Casa não será divulgado.
Rede de Apoio
Em agosto deste ano o governo anunciou a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul inaugurou sua 31ª Sala Lilás, no município de Itaporã. Um espaço para vítima de violência doméstica e sexual.
O policiais, passarem por treinamento para oferecer as vítimas de violência doméstica, sexual ou em situação de vulnerabilidade recebam tratamento humanizado, o espaço também oferece tratamento psicológico, jurídico e assistencial.
A primeira Sala Lilás da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi inaugurada na Delegacia de Polícia de Sidrolândia em 2019.
“Toda mulher vítima de violência doméstica ou sexual é encaminhada diretamente para a “Sala Lilás”, que é um local adequado, diferente do ambiente da delegacia. O espaço em câmeras e pode ser gravado o depoimento especial, que serve como prova”, diz a delegada Christiane Grossi, que atua no setor de projetos da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Estado de MS.
FONTE: CORREIO DO ESTADO