Na manhã desta segunda-feira (5), o governador do Estado, Eduardo Riedel, participou da cerimônia de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, que marca o retorno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para o ano de 2024.

A sessão teve protesto de servidores aposentados, que reivindicam a redução do desconto de 14% nos proventos para a Previdência Estadual.

Durante coletiva de imprensa, após o término da solenidade, Riedel afirmou que o governo já está em contato com o Ministério da Previdência, e garantiu que fará uma reunião com representantes da classe após o Carnaval.

Marcelo Victor/Correio do Estado

“Na semana passada nós tivemos uma reunião com o Fórum dos Servidores, e a agenda dos aposentados foi uma das agendas centrais. Na reforma da previdência, há 6, 7 anos atrás, a alíquota foi a 14%. De lá pra cá ela permanece, e nós temos visto crescer a reivindicação para que se mude a alíquota. Nós estamos em discussão com o Ministério da Previdência, e logo depois do Carnaval nós vamos chamar uma reunião com vocês [servidores aposentados] para apresentar o que nós apresentamos ao Fórum dos Servidores”, disse o governador.

Riedel afirmou ainda estar disposto a discutir meios de apoiar a classe.

“Existe a predisposição do governo de discutir modalidades e maneiras de apoiar os aposentados, se é na alíquota, se é através de outra medida, nós vamos discutir com vocês. Então, quero dizer que o governo está sensível à discussão, e logo depois do Carnaval nós vamos abrir essa discussão com vocês”, concluiu.

Reuião com o Fórum

Na quarta-feira passada, dia 31 de janeiro, o governador havia recebido representantes do Fórum dos Servidores para discutir questão previdenciária, e na ocasião garantiu que um estudo seria realizado para criar um auxílio aos servidores públicos aposentados e pensionistas.

No encontro, o diretor-presidente da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), Jorge Oliveira Martins, apresentou a situação da previdência estadual, que tem quase R$ 20 milhões de déficit mensal, valor que é complementado com recursos do Tesouro do Estado.

Os secretários Pedro Arlei Caravina (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Ana Nardes (SAD), atenderam o grupo de aposentados que estiveram na Governadoria, informando o estudo que vai definir o tipo de auxílio que será concedido, e sobre a reunião aberta na qual será apresentado aos servidores a proposta e os números da situação previdenciária do Estado.

Saul Schramm/Governo do Estado
Fonte: Correio do Estado