Militares do Exército Brasileiro apreenderam 163 quilogramas de cocaína, na noite desta segunda-feira (19), na Estrada Lixão, que dá acesso à fronteira Brasil/Bolívia, localizada na parte alta de Corumbá.
Conforme apurado pela mídia local, militares da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal realizavam patrulhamento motorizado, quando abordaram um boliviano de 29 anos, que conduzia uma Volksvagen Paraty, de cor branca.
Durante revista no veículo, cinco sacolas grandes foram encontradas no porta-malas. Os militares revistaram a carga e perceberam que se tratava de vários tabletes de cocaína.
Interrogado, o motorista não revelou a origem da droga, mas disse que o destino seria Corumbá e que transportaria a carga em outro veículo.
Após pesagem, os tabletes totalizaram 163 kg. O boliviano, o veículo e a droga foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Corumbá.
Essa foi a maior apreensão de droga realizada pela 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, desde o início da Operação Ágata Fronteira Oeste II, que iniciou em novembro de 2023.
OPERAÇÃO ÁGATA FRONTEIRA OESTE II
A Operação Ágata Fronteira Oeste II contabiliza mais de 3.177 ações realizadas nas áreas de fronteira dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.
A operação reúne esforços por meio de uma ação conjunta e integrada das Forças Armadas com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Secretarias de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar e Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas dos três estados.
O Comando Operacional Oeste tem como principais missões intensificar ações nos Postos de Bloqueio de Estrada e Fluvial, Patrulhamento Mecanizado e Motorizado e Posto de Segurança Estático, além de controle do Tráfego Aéreo.
O trabalho é realizado através da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada com a participação das Agências, Instituições e Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais e seguem até maio de 2024.
O objetivo é dificultar a entrada de entorpecentes em território brasileiro.
Até 26 de janeiro de 2024, foram apreendidos 16 toneladas de maconha, 1 tonelada de pasta base de cocaína e 600 kg de cocaína, resultando em R$ 115 milhões de prejuízo ao narcotráfico.
Para denunciar, basta ligar no número 0800 358 0007. A ligação é gratuita e pode ser feita 24 horas por dia.
* Com informações do Diário Corumbaense
FONTE: CORREIO DO ESTADO