O caso de agressão contra uma criança autista de 9 anos, na quadra de esportes do Residencial Kamel Saad, em Ponta Porã, foi levado à tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pelo deputado Neno Razuk (PL), na sessão ordinária desta terça-feira (20). O parlamentar lamentou o fato e pediu ações do Governo do Estado para acabar com o preconceito contra pessoas com deficiência.
“Assistimos pelas redes sociais o menino sendo espancado pelos colegas, ao som de funk. A agressão ocorreu em razão do comportamento da criança com autismo. Seus colegas não tinham conhecimento sobre as características da pessoa com TEA [Transtorno do Espectro Autista]. Por isso, é importante levar conhecimento às escolas para por fim a casos como este”, disse Neno.
Para o parlamentar, o Poder Público, as escolas e os familiares devem atuar juntos para levar informação e acabar com o capacitismo. “Apesar de fazer várias leis na Assembleia e realizar várias atividades voltadas ao direito das pessoas com deficiência, vejo que estamos bem distantes do ideal. O que aconteceu em Ponta Porã expõe a violência que as crianças autistas passam. Todos precisam agir, não podemos ser tolerantes com o preconceito”, destacou Neno.
Meio Ambiente
Tramita na ALEMS o Projeto de Lei 27/2024, de autoria do deputado Neno Razuk, que Institui a Política Estadual de Créditos de Ativos Ambientais, no Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
“É preciso instituir uma política estadual para a gestão de créditos de ativos ambientais, na qual sejam dadas as diretrizes em relação aos ativos que serão priorizados, programas que terão que ser criados, atividades que serão desenvolvidas, responsabilidades pela gestão e destinação dos benefícios oriundos dos empreendimentos”, justifica o autor.
FONTE: ALEMS