Falhas no processo de municipalização que já vem sendo debatidas há mais de uma década por profissionais da educação de Dourados foram tratadas na manhã desta segunda-feira (04) em reunião na Coordenadoria Regional de Educação, com a presença do secretário municipal de educação Professor Carlos e o coordenador regional Professor Nei Coinethe com a deputada estadual Gleice Jane (PT).

O encontro surge após tentativas anteriores de diálogo – incluindo conversas com o Secretário de Educação, Helio Queiroz Dahe; e com a secretária municipal, Ana Paula Benitez Fernandes, cujo debate infelizmente acabou sendo encerrado prematuramente. A pauta em discussão destaca a situação crítica em Dourados, onde mais de mil crianças aguardam vaga nas escolas, revelando uma lacuna na oferta educacional do município.

“A ausência de escolas para atender a essa demanda é agravada pelo debate que fazemos há anos sobre o processo de municipalização, que ocorre sem um planejamento estratégico para a educação local. Finalmente, hoje consegui dialogar com  representantes do estado e município, para destacar a urgência dessa questão. A falta de resolução ao longo do tempo tornou essa demanda uma prioridade para a categoria e a população”, destacou Gleice Jane, que além de deputada estadual é professora e mantem escuta aberta para a sua categoria.

Dentre as propostas feitas por ela na reunião está a divulgação de dados relevantes com a população visando o debate aberto com a sociedade douradense. “Precisamos avançar na qualidade da educação e isso passa por investimentos na categoria e por ouvir a população”, pontuou a deputada.

Comunidade escolar alertou

Após a reunião, Gleice esteve na Escola Nelson de Araújo onde relembrou o controverso processo de municipalização da unidade, feito ‘a contragosto da comunidade escolar anos atrás’. “Esse debate da municipalização, a categoria aqui em Dourados, faz há mais de uma década. Nós já dizíamos há algum tempo atrás que isso não ia dar certo e que ia trazer prejuízos grandes para a população e para a educação. E hoje nós temos em Dourados uma situação bastante grave, com mais de mil crianças aguardando vaga para começar o ano escolar e ainda não conseguimos resolver essa situação”, pontuou a parlamentar, sobre a necessidade do debate.

 

FONTE: ALEMS