A partir do final de junho, clientes da Azul e da Gol poderão adquirir passagens de uma companhia nos canais de venda da outra, graças a um acordo de codeshare anunciado pelas empresas nesta quinta-feira (23).
O acordo se aplica apenas a rotas domésticas operadas exclusivamente por uma das duas companhias, excluindo as rotas em que ambas concorrem diretamente.
Por meio do codeshare, passageiros utilizarão os canais de pesquisa, venda e serviços de uma companhia para voar com a outra, realizando o check-in nos guichês ou canais digitais da companhia operadora do voo.
O despacho de bagagens seguirá o mesmo procedimento, com o cliente despachando na empresa operadora do voo ou do primeiro trecho.
O acordo também cobre os programas de fidelidade, permitindo que membros do Smiles (Gol) e do Azul Fidelidade acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha.
A data exata para o início das vendas com codeshare ainda não foi divulgada, mas os canais começarão a oferecer as rotas compartilhadas no final do próximo mês.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que esse tipo de parceria é comum no setor aéreo em vários países, visando ampliar a conectividade entre os destinos brasileiros e oferecer mais opções de voos aos brasileiros.
A Gol entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA no final de janeiro, mas afirmou que isso não afeta suas operações no Brasil. O governo monitora os desdobramentos da recuperação judicial.
FONTE: CORREIO DO ESTADO