O Brasil encerrou sua participação no World Series de natação paralímpica, sediado em Limoges, França, neste domingo (9), com uma impressionante coleção de 24 medalhas – dez de ouro, dez de prata e quatro de bronze – abrangendo tanto as categorias adulto quanto júnior.
A delegação brasileira, composta por 16 atletas, teve um desempenho excepcional no último dia de competições, assegurando três medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.
Destaques incluem Samuel Oliveira, de São Paulo, conquistando ouro nos 50 metros costas da classe S5; Gabriel Bandeira, também de São Paulo, brilhando nos 100 metros borboleta da classe S14; e Talisson Glock, de Santa Catarina, alcançando o ouro nos 400 metros livre da classe S6.
Essa etapa em Limoges seguiu-se a uma competição em Berlim, Alemanha, onde o Brasil já havia impressionado, conquistando um total de 20 medalhas, incluindo sete de ouro, seis de prata e sete de bronze, além de estabelecer dois recordes mundiais.
Esses eventos servem como importantes preparativos para os Jogos Paralímpicos de Paris, agendados para iniciar em 28 de agosto.
As seletivas brasileiras para a natação paralímpica em Paris foram concluídas em 18 de abril, com o término da Primeira Etapa do Circuito Nacional Paralímpico. Com 29 atletas registrando marcas superiores aos critérios de qualificação estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o Brasil garantiu 37 vagas para as competições de natação em Paris 2024, com 21 vagas masculinas e 16 femininas.
Os atletas selecionados serão anunciados oficialmente entre o final de junho e o início de julho.
FONTE: CORREIO DO ESTADO