A Clínica Carandá atendeu o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado em 2023, que tratava do déficit de profissionais de enfermagem na instituição. Durante 18 dias as atividades da clínica ficaram interditadas.
Diante disso, o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) aprovou desinterdição da clínica e retomada das atividades, agora com quadro de profissionais da enfermagem 100% completo.
Segundo o conselho, a clínica de psiquiatria adiou por anos os pedidos do órgão. A decisão n° 028/2024, que trata da desinterdição, foi assinada no último dia 30 de agosto de 2024.
“Foram anos de fiscalização, rediligências e ações jurídicas até a interdição da Clínica. Agora, conforme apuração feita pela sindicância, a Carandá está dentro da conformidade, sem que haja desgaste da equipe de enfermagem para operar com 100% do quadro de profissionais na clínica”, avaliou o presidente da entidade.
Segundo o Coren-MS, os enfermeiros trabalhavam com escalas impraticáveis, condições insalubres e falta de recursos tanto para pacientes quanto para os profissionais.
FONTE: MIDIAMAX