Enquanto a chuva não vem, moradores do Residencial Oiti, em Campo Grande, lamentam e enfrentam um novo incêndio em área de vegetação neste domingo (15). O caso ocorre 25 dia após um incêndio atingir e destruir uma mata no bairro, na Avenida Marinês Souza Gomes, entre as ruas Alzira Brandão e Lagoa Rica.
Conforme o morador do bairro, Polidorio Silva, de 63 anos, o fogo começou por volta das 07h na rua Oscar Braga. Para tentar conter as chamas, ele utilizou galhos que estavam no terreno para abafar o incêndio, que rapidamente se alastrou. Na sequência, outro morador chegou com um soprador para ajudar.
“Nós estamos morrendo afogado em fumaça. Olha o céu, você não vê uma nuvem. O fogo tá acabando com a natureza. Isso é nossa herança. Nossa vida precisa dessa vegetação”, lamenta o morador.
“Uma bituca de cigarro, se você coloca numa vegetação dessa, você precisa soprar forte pra pegar fogo. Então a gente sabe que não é bituca, isso é fogo criminoso. A pessoa chegou e colocou fogo mesmo”, afirma Polidorio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local por volta das 10 horas da manhã deste domingo (15). Lá, constataram que o fogo havia ultrapassado os limites da cerca e invadido uma propriedade privada. Agora, os militares trabalham na contenção das chamas.
“Nós encontramos uma área de queima considerável e atuamos mais na parte de rescaldo, eliminando a chance do fogo voltar. Usamos nossos equipamentos, como sopradores e abafadores, para o proprietário se sentir mais seguro de que o fogo não vai voltar”, explica a sargento Rocha, que atendeu a ocorrência. Conforme a militar, havia a possibilidade de o fogo se alastrar ainda mais, já que a vegetação está bem seca.
Chuva em Campo Grande
Mato Grosso do Sul tem 45 municípios na rota de tempestade até o fim da noite deste domingo (15), incluindo Campo Grande. O aviso amarelo do Inmet, que indica perigo potencial, aponta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de até 50 km por hora e queda de granizo.
Já 47 cidades das regiões sudoeste, leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de perigo para tempestade até o fim de hoje.
A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 a 100 km por hora, e queda de granizo. Há chance de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
FONTE: MIDIAMAX