Para continuar a fortalecer as políticas públicas e beneficiar toda a população de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), formalizou acordos de cooperação técnica para implementar o Programa Observatório da Cidadania e a transferência de dados no âmbito do Projeto Cidadania 360.
A assinatura ocorreu durante visita do governador Eduardo Riedel as instalações da nova sede da SEC, pasta inédita do Governo de MS, criada em janeiro deste ano. O local abriga aproximadamente 100 servidores e ainda os colaboradores do Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência).
“O desafio é a gente realmente construir essa sociedade, cada vez melhor para todos. É fundamental essa união de esforços com o mesmo objetivo de quem está formulando e executando política pública para fortalecer a cidadania. E a universidade presente neste ambiente traz conhecimento, informação, bons critérios para se avaliar, direcionamento e resultado para se avaliar. A gente ganha muito em qualidade”, afirmou Riedel.
A Secretaria da Cidadania em Mato Grosso do Sul compreende as subsecretarias de Políticas Públicas para Mulheres, Povos Originários, Pessoa com Deficiência, Pessoas Idosas, Juventude, População LGBQTIA+, Promoção da Igualdade Racial e Assuntos Comunitários.
“Nós estamos unidos, em sintonia de propósitos para levar toda a política pública e garantir essa cidadania ativa. Quando o governador destaca o municipalismo ativo, ele mostra três grandes áreas que são a educação, a saúde e a assistência social, e que permite que os cidadãos sejam amparados, acessem as políticas públicas”, explicou a secretária Viviane Luiza.
Para promoção pesquisas e ações de identificação, planejamento e acompanhamento de programas e políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento humano, social e econômico da população sul-mato-grossense foi assinado o acordo de cooperação técnica do Programa de Extensão Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul.
“O Observatório é um ambiente que reúne pesquisadores de diferentes áreas que aplicam todo o seu conhecimento para levantar dados, discuti-los, identificar indicadores que possam efetivamente auxiliar os gestores públicos no sentido de formular políticas públicas eficazes”, disse o coordenador do Observatório da Cidadania, Samuel Leite de Oliveira.
Já o acordo de cooperação técnica – Projeto Cidadania 360 – unifica esforços para o repasse de dados e informações para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas relacionadas às representatividades identitárias da SEC.
A visita contou com a presença do secretário Antônio Carlos Videira (Sejusp), além de Márcio Pereira (diretor-presidente da Fundect), reitor Marcelo Turine (UFMS), além de outras autoridades. A Sejusp e a Fundect também são partes da cooperação entre o Governo do Estado e a SEC.
FONTE: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS