Nesta sexta-feira (25), com as duas últimas zonais eleitorais que faltavam, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) conclui o cronograma de entrega de urnas eletrônicas, sendo que o esquema de segurança para o 2º turno em Campo Grande, que envolve até Polícia Federal, também já está definido.

Conforme o TRE-MS, desde o dia 21 as urnas e materiais estavam sendo entregues nas devidas zonas eleitorais, sendo que duas ZE’s restaram para esta sexta-feira (25).

Distante cerca de 48 horas do início do 2º turno de votação, as seguintes Zonas ainda recebem os itens do TRE:

  • 35ª Zona Eleitoral
    Local: Auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    Endereço: Av. Dom Antônio Barbosa, n.º 4155, Santo Amaro
    • 54ª Zona Eleitoral
      Local: Prédio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
      Endereço: Rua Taquari, n.º 831, Bairro Santo Antônio.

    Festa da democracia

    Vale lembrar que, no próximo domingo, os campo-grandenses voltam às urnas para definirem disputa travada nesse segundo turno entre Rose Modesto e Adriane Lopes.

 

E para isso, sendo Campo Grande a única em todo o Estado de Mato Grosso do Sul pendente de resultado, o esquema de segurança para o segundo turno também já está definido, repetindo o apoio das Forças de Segurança em cada local de votação.

Com atuação da Polícia Federal; Militar e Guarda Municipais, os agentes estão designados para prevenirem possíveis atos violentos, bem como intimidações ou qualquer ato que interfira no chamado “processo eleitoral”.

Conforme legislação eleitoral, esse apoio que se dá tanto em reforço de segurança como também na possibilidade de logística, dando suporte aos mesários; corpo da Justiça Eleitoral e aos próprios eleitores.

Apurações

Além dos resultados que são amplamente divulgados pela mídia local, como o próprio Correio do Estado que acompanha a apuração do pleio, o Tribunal Regional Eleitoral em si oferece formas do eleitor conferir os chamados Boletins de Urnas (BU).

Para os mais desconfiados, tanto a transmissão e recuperação dos dados de votação, bem como a reimpressão desses BU’s podem ser feitas nos locais de transmissão, que estão disponíveis em lista completa do TRE CLICANDO AQUI.

Importante explicar que até mesmo as Juntas Eleitorais ou qualquer ponto de transmissão podem repassar os dados à Justiça Eleitoral para a totalização dos votos, caso algum dos locais designados seja incapaz de transmitir as mídias de resultado.

Porém, uma forma fácil de acompanhar em tempo real a contagem de votos por município é o aplicativo Resultados, disponível tanto para iPhone como aparelhos Android.

Também, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém o portal Resultados para a eleição municipal ordinária deste ano, onde é possível conferir a totalização; dados de urna e até favoritar um candidato para acompanhar durante apuração.