Desenvolvido durante cinco meses, o projeto “Aves da Escola”, um guia ilustrado, feito por alunos do 6º ano da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, foi vencedor da 11ª Fecintec (Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), campus Campo Grande.
O projeto conquistou dois prêmios na feira: primeiro lugar na categoria multidisciplinar e o prêmio de melhor trabalho do Ensino Fundamental. Foram dois dias de apresentação dos projetos e a premiação ocorreu na quarta-feira (30).
A orientadora do projeto “Aves da Escola” foi Cintia Possas, bióloga e professora de laboratório na Escola Municipal João de Paula.
Ela relata que o guia começou a ser produzido em maio deste ano. “Iniciamos oferecendo oficina de desenho aos estudantes e dois alunos, a Maria Flor Alarcon e o Wesley Lourenço Ferraz se destacaram, mas ele acabou saindo da escola e produziu somente dois desenhos, deixando o resto para a Maria”.
Cintia explica mais sobre o guia produzido. “A aluna Maria Flor desenhou as aves da escola. O guia ainda não está finalizado, apresentamos o resultado parcial com doze ilustrações, ela está ilustrando outras seis. Pretendemos fazer o registro na biblioteca nacional e publicar. Além das ilustrações, o guia contém algumas informações sobre a espécie e o uso que ela fez da escola e QR-Code onde a pessoa poderá escutar os sons das aves e terá acesso a informações extras”.
A aluna concorreu com 24 trabalhos na categoria multidisciplinar e com 72 projetos, tendo ganho o melhor trabalho do Ensino Fundamental.
O tema escolhido foi uma sugestão da professora, após a oficina de desenho. “Percebi que os estudantes não conheciam nenhuma ave que desenharam. Maria desenhou curicaca, anu, periquito-de-encontro-amarelo, João de barro, bem-te-vi, sabiá-laranjeira e pardal”.
A estudante vencedora disse estar muito feliz com o resultado. “Eu estou muito feliz pela vitória. Eu amo desenhar e pintar, poder unir isso em um trabalho científico foi incrível. Eu quero continuar desenhando as aves da nossa cidade”, conta Maria Flor.
Conforme a mãe da estudante, a professora de Artes Flávia Laís Alarcon, a aluna estuda há dois anos na escola e sempre gostou de artes. “Ela sempre dançou, sempre fez teatro, um pouco porque, né, a fruta não cai longe do pé. Então como em casa eu sou ligada à arte, toda a família é ligada à arte, ela sempre teve muito contato com todas as linguagens da arte, inclusive com as artes visuais. Mas eu confesso que o gosto dela pelo desenho veio dela mesmo. Ela faz quadros, ela pede tinta para pintar a tela, ela presenteia as pessoas com os quadros que ela pinta, embora ela nunca tenha feito aula de desenho, de pintura, ela é autodidata”.
Sete escolas municipais se inscreveram na edição deste ano e os trabalhos apresentados foram na última quarta-feira (30), no campus do IFMS.
Foram premiadas:
Escola Municipal João Ribeiro – 1° multidisciplinar
Escola Municipal Antônio José Paniago – Melhor banner
Escola Municipal Lenita Nachif – Melhor relatório
Escola Municipal João de Paula Ribeiro – Melhor projeto na categoria fundamental
Escola Municipal Lenita Nachif – Prêmio gatorade
Fecintec
As Feiras de Ciência e Tecnologia são promovidas anualmente pelos campi do IFMS e nesta edição, teve a participação de 36 escolas.
A feira busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.
FONTE: PREFEITURA DE CG