Novembro é o mês de prevenção ao problema mais grave que atinge os homens, o câncer de próstata. A doença mata, em Mato Grosso do Sul, em média, quatro homens semanalmente. E são esperados, até 2025, 1.230 novos casos. Chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce é um dos objetivos da Campanha Novembro Azul.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, realizará nesta sexta-feira (21), das 10h30 às 12h, na sala multiuso, uma palestra para abordar o tema junto aos servidores da Casa de Leis, com os médicos André Domingos e Henrique de Brito.

“A palestra é dedicada à importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde masculina, especialmente o câncer de próstata, visando melhorar a qualidade de vida e incentivar a adoção de hábitos saudáveis”, destacou a presidente da Escola do Legislativo, deputada Mara Caseiro (PSDB). Para os participantes, será emitido um certificado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o rastreamento do câncer de próstata deve ser feito a partir dos 45 anos para todos os homens e a partir dos 40 anos para aqueles da raça negra ou que têm história na família. O tratamento depende do estágio da doença e das particularidades de cada paciente. As modalidades terapêuticas mais comuns são a radioterapia e a cirurgia.

 

FONTE: ALEMS