A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza na próxima sexta-feira (21), às 13h, no Plenário Deputado Júlio Maia, audiência pública sobre o projeto “Transporte Zero” da Pesca em Rios do Estado, proposto pelo deputado estadual Neno Razuk (PL). O debate versa a respeito do Projeto de Lei 275/2024, de autoria do parlamentar e protocolado no Legislativo Estadual em novembro do ano passado. A proposta visa proibir a pesca, transporte e comercialização de 29 espécies de peixes no Estado por cinco anos.

Durante o encontro o parlamentar dialogará com os pescadores sobre a importância da proteção dos rios e da conscientização na prática da pesca. “É hora de proteger nossos rios e fortalecer a pesca consciente. Cada voz é essencial nesse debate!”, afirmou o deputado que complementa explicando que Mato Grosso do Sul é um exemplo de preservação ambiental. “E não podemos permitir a depredação dos nossos rios. O pescador consciente sabe disso”, pontuou.

Para composição de adequações na proposta, visando melhor atender a realidade da pesca no Estado, o deputado explica que está ouvindo os representantes da pesca esportiva e pesca profissional: “Foram feitas adequações à proposta da lei, alterando para 13 espécies de peixes proibidas para pesca”.

De acordo com Neno Razuk, que defendeu o projeto legislativo na tribuna do Parlamento Estadual, a finalidade é fortalecer a sustentabilidade da pesca. “Esse meu projeto não quer prejudicar ninguém, pelo contrário, quer favorecer o meio ambiente e o turismo em Mato Grosso do Sul, que tá acabando, ninguém mais pesca aqui. Várias pessoas viajam para longe para pescar, porque aqui não tem mais peixe, estão acabando com os peixes”, reiterou.

Para o deputado, a partir dessa política pública o Estado avançará na conservação e trabalhará um modelo de produção sustentável. “Essa é uma oportunidade importante para discutir e contribuir com propostas que impactam diretamente a prática da pesca e a preservação dos nossos rios e espécies. Cada voz é fundamental no projeto ‘Transporte Zero’”, destacou. Neno Razuk já utilizou a palavra na tribuna da Assembleia Legislativa para defender que a medida tem a finalidade de repovoar os rios e proteger o meio ambiente (confira abaixo em Leia Mais).

 

FONTE: ALEMS