O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), destacou os avanços na saúde pública de Dourados. “Uso essa tribuna hoje para falar de um projeto fantástico que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está implantando na saúde primária no Estado de Mato Grosso do Sul. Em Dourados já conta com quatro postos de saúde. Agradeço ao deputado federal Vander Loubet [PT], que viabilizou recursos à Fiocruz para repassar para a implantação desse projeto”, explicou.
“É necessária a produtividade, atenção e formação de profissional para a atenção básica de saúde, inclusive com estágio de médico no primeiro e segundo ano, e odontólogos. O projeto é um investimento do Governo Federal por meio da Educação e da Saúde, sem custo para a gestão estadual. Lá em Dourados, são 136 pessoas envolvidas no trabalho em quatro postos de saúde. E uma grande amiga minha comanda esse projeto, Dinanci Ranzi”, detalhou.
Zé Teixeira frisou que é necessário melhorar os atendimentos nas unidades de saúde. “Todo município que quiser engajar nesse projeto, além de constituir uma economia, contará com atendimento diferenciado. Eu analiso no setor público a diferença no tratamento entre as pessoas concursadas e as contratadas. O contratado tem um tratamento diferenciado, porque sabe que se não exercer a função corretamente, não for dedicado, prestativo, não tiver uma qualificação, será dispensado. Já o concursado, sem críticas, porque em todos os setores tem pessoas decentes e honestas, algumas não se enquadram naquilo que pede o edital do concurso público”, considerou o parlamentar.
“Os governantes devem ter mais eficiência na gestão pública. Se houver uma pessoa para fazer um exame de sangue nos postos de saúde, já é coletado ali, e não marcar o exame para trinta dias depois, se for um câncer, pode ser que não haja mais o que fazer. Aproveito para agradecer aos deputados que destinaram recursos de emendas para a aquisição de um aparelho diagnóstico de câncer para o hospital de Dourados. Eu tenho uma atuação muito forte na saúde. O Sistema Único de Saúde [SUS] é um direito nosso, e dever do Estado”, concluiu o deputado Zé Teixeira.
FONTE: ALEMS