A Orquestra Indígena de Mato Grosso do Sul realiza uma apresentação especial nesta quarta-feira (16), às 20h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande. O evento marca o início da turnê musical que percorrerá Portugal e Espanha.
O concerto “Arapy Aguasu – Sinfonia entre Dois Mundos”, idealizado por Eduardo Martinelli e Noberto Cruz será levado em turnê internacional por Portugal e Espanha no segundo semestre de 2025. A iniciativa promove o diálogo entre culturas e reafirma o protagonismo indígena na música contemporânea.
Dessa forma, a sonoridade da Orquestra Indígena com participação de músicos da Ilha da Madeira cria uma fusão única entre ritmos ancestrais brasileiros e a tradição musical portuguesa. O espetáculo é inspirado nas “Marés” e “Mata”, simbolizando as correntes marítimas que conectaram os dois territórios no passado.
O projeto também integra as comemorações do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 1825, que selou a paz, amizade e aliança entre Brasil e Portugal após a independência. A música, neste contexto, torna-se ponte simbólica entre os povos.
A turnê internacional da Orquestra Indígena está prevista para acontecer entre agosto e setembro de 2025, com apresentações em Lisboa, Ilha da Madeira e Barcelona.
Agenda de apresentações:
16 de abril – Teatro Aracy Balabanian (Campo Grande – MS), às 20h – Entrada gratuita
31 de maio – Memorial da América Latina (São Paulo – SP), às 20h
20 a 31 de agosto – Concertos na Ilha da Madeira e em Lisboa (Portugal)
2 a 7 de setembro – Concertos em Barcelona (Espanha)
FONTE: MIDIAMAX