A Seleção Feminina Sub-18 de Mato Grosso do Sul faz sua estreia no Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão nesta quarta-feira (16), em Brasília (DF). A equipe, já na capital federal, disputará a competição que se estende até domingo (20), no Ginásio de Esportes Iesplan.

A competição é crucial, pois vale o acesso para a Divisão Especial em 2026: as três seleções mais bem colocadas garantirão vaga na elite nacional, enquanto as três piores serão rebaixadas para a segunda divisão.

O professor Vagno Dias, treinador da seleção de MS, afirmou que o objetivo principal é obter o acesso para a Divisão Especial. “A expectativa é de realizar uma excelente competição e conseguir em primeiro lugar o acesso à divisão especial e, se possível, o título da competição. Mas sabemos que será uma competição muito difícil com algumas seleções muito fortes e tradicionais como Pernambuco e DF. Mas fizemos uma boa preparação para tentar fazer uma boa competição.”

O campeonato reúne 10 seleções estaduais, divididas em dois grupos. Mato Grosso do Sul integra o Grupo A, juntamente com Pernambuco, Roraima, Rondônia e Alagoas. O Grupo B é composto por Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Amazonas.

A estreia da equipe sul-mato-grossense está marcada para esta quarta-feira (16), às 13h (horário de MS), contra Rondônia. O cronograma da fase classificatória segue com jogos na quinta-feira (17) contra Pernambuco, às 7h, e Alagoas, às 13h. A última partida desta fase será na sexta-feira (18), às 7h, diante de Roraima.

As duas melhores seleções de cada grupo avançarão para a disputa do título (1º ao 4º lugar). As equipes que ficarem em 3º e 4º lugares competirão pelas posições de 5º a 8º, enquanto os quintos colocados de cada grupo disputarão o 9º lugar geral.

Sob o comando do técnico professor Vagno Dias e do assistente técnico professor Ademir Silva, a seleção de MS é composta pelas seguintes atletas:

Levantadoras: Maria Clara e Ana Beatriz
Ponteiras: Yasmin, Cecília, Gisele e Letícia
Centrais: Dyandra, Ana Carolina e Maria Luiza
Opostas: Gabrielly e Emanuely
Líbero: Maria Heloiza

 

FONTE: MIDIAMAX