Durante anúncio de retomada da UFN3 nesta quinta-feira (25), em Três Lagoas, o vice-governador Barbosinha (Republicanos) afirmou que o Governo de Mato Grosso do Sul vai qualificar a mão de obra da região.

“Já está dialogando com a Petrobras para que a gente possa caminhar junto no processo de qualificação”, afirmou o vice de Eduardo Riedel (PP) ao ser questionado sobre cursos para a região. O presidente Lula também esteve no local para a assinatura de contratos de R$ 5 bilhões para a retomada das atividades.

Barbosinha comentava sobre os investimentos em qualificação, já que as obras na usina devem gerar 8 mil vagas de emprego até 2028.

“Voucher Qualificação do governo estadual caminha ao lado de todos esses investimentos; todos os investimentos que vêm para Mato Grosso do Sul a gente monitora, a gente vê as necessidades e trabalha a qualificação de acordo com essa necessidade”, disse.

O Voucher Qualificação faz parte do programa MS Qualifica do Governo de MS, em parceria com o Sistema S (Senai e Senac), que oferece capacitação profissional gratuita para trabalhadores que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

MS Qualifica

Lançado em 2023, o programa MS Qualifica promove qualificação para a inserção de milhares de pessoas no mercado de trabalho. As formações incluem áreas como indústria, comércio, serviços e agronegócio.

A iniciativa contribui ainda para reduzir os indicadores de desocupação em Mato Grosso do Sul. O Estado registrou a menor taxa da história (2,9%) no segundo trimestre de 2025, de acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

FONTE: MIDIAMAX