Alunos da 15ª edição do Curso Estratégias para Conservação da Natureza desembarcaram em Corumbá após percorrerem 240 km pelo Rio Paraguai. Os agentes da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA-MS), vieram de 21 estados brasileiros diferentes para participar da formação.
O barco hotel que hospedou os alunos percorreu o rio rumo à Serra do Amolar, com paradas estratégicas para atividades de formação na Trilha dos Morrinhos, Paraguai Mirim e contemplação da serra.
Esta é a primeira vez que o curso é incluído na grade da pós-graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza do Instituto Federal de MS (IFMS), no campus de Corumbá. A coordenação técnica foi realizada pelo Instituto Homem Pantaneiro em parceria com a Polícia Militar de MS (PMMS).
Ângelo Rabelo, diretor-presidente do Instituto Homem Pantaneiro afirma que a experiência reforça o conhecimento dos agentes para combater a destruição da natureza.
“O curso consegue estabelecer uma conectividade e amadurecimento dos oficiais que participam do programa, no sentido de construírem estratégias para a proteção dos biomas”, pontua.
Para o biólogo, doutor em ecologia,José Sabino, um dos pontos importantes do curso é a troca de conhecimento e experiência entre os participantes que, por virem de estados diferentes, cada um traz o relato sobre sua realidade.
“Como existem policiais de diferentes unidades da federação há um enriquecimento nítido, porque gera uma qualidade no aprendizado que certamente marcará a formação deles para sempre”.
Por fim, a coordenadora da pós, Michele Soares de Lima, explica que o curso foi todo feito à distância, mas essa matéria específica foi pensada como forma de promover um encontro entre os alunos e colocar em prática o conhecimento obtido anteriormente nas aulas teóricas.
“Essa etapa é essencial para o desenvolvimento dos estudantes que, já embasados pelas disciplinas anteriores no modo online, conseguem aproveitar ao máximo os conhecimentos dos profissionais convidados, reforçando o processo de ensino-aprendizagem”, acredita.
Entre os convidados palestrantes estiveram, Marcos Simanovic, Fernando Fernandez, Reinaldo Francisco Ferreira Lourival, Eduardo de Oliveira, Bolivar Porto, Christian Berlinck, Luanne Lima, Diego Viana, Eduardo Reis Rosa, Fernando Tortato, Heitor Herrera, Laercio de Sousa, Reinaldo Francisco Ferreira Lourival, entre outros.
FONTE: CORREIO DO ESTADO