Após a Polícia Federal deflagrar uma operação contra a máfia chefiada pelo narcotraficante Jarvis Pavão, o Ministério Público pediu, nesta terça-feira (13), que os bens de Nair Chimenes, mãe de Pavão, fossem bloqueados. O pedido foi feito pelo promotor antidrogas Carlos Alcaraz.
De acordo com o site Capitanbado, a mulher é acusada de lavagem de dinheiro e associação criminosa em processo que data de 2007, quando a polícia fez buscas na Fazenda Quatro Irmãos e encontrou 111 quilos de cocaína.
Ainda de acordo com informações do site, Nair é acusada de fazer parte de uma organização criminosa junto com José Martínez Mendi Pavão. De acordo com as investigações, o objetivo era ocultar a origem de mercadorias recebidas por meio de atividades ilegais.
Nair era dona da empresa Lans Inversiones SA, criada para lavar dinheiro do narcotráfico. A sociedade foi feita com o aporte de 3.000 milhões de guaranys de ambos sócios.
Em 2006, a empresa adquiriu cinco propriedades, três delas extensas hectares em Yby, outra em Concepción e a última em Horqueta.
Após sete anos foragida, a acusada compareceu à Justiça e recebeu o benefício de prisão domiciliar, sendo que até 2018 a Justiça não sabia se a mulher ainda cumpria sua pena em casa.
A Fazenda Quatro Filhos passou para propriedade da Secretaria Nacional de Administração de Bens Apreendidos e Perdidos (Senabico).
Javir foi extraditado para o Brasil em 27 de dezembro de 2018 e está cumprindo pena de 17 anos e 08 meses em uma prisão de Brasília (DF).
FONTE: CORREIO DO ESTADO