Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira é a nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (Sedhas) do governo do Estado.
O anúncio foi feito pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), na manhã desta quarta-feira (25).
Riedel se reuniu com o Conselho Superior da Defensoria Pública para solicitar a cedência de Patrícia Cozzolino, para fazer parte do secretariado do governo do Estado. A nomeação será publicada em Diário Oficial nos próximos dias.
Com isso, Elisa Cleia Nobre deixa o cargo. Ela foi secretária da pasta na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e permaneceu por 25 dias no governo de Riedel.
Patrícia Cozzolino é advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em direito processual penal, mestra em direito constitucional e doutora em direito processual civil pela PUC/SP.
Ela ocupava o cargo de defensora pública de Mato Grosso do Sul. Por enquanto, em seu lugar, assume Homero Lupo Medeiros, até a realização de nova eleição da Defensoria Pública, que deve ter edital publicado na próxima segunda-feira (30) com as regras e período de inscrição dos candidatos.
Cozzolino entrou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1997 e atuou como defensora nos municípios de Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande.
Assumiu o cargo de defensora pública-geral em maio de 2021. Também foi diretora da Escola Superior da Defensoria Pública e primeira subdefensora-geral do Estado.
Cozzolino afirmou que vai estender o trabalho da defensoria para a secretaria.
“Foi uma decisão difícil e até demorada, onde aceitei este desafio para trabalhar principalmente para atender a camada de extrema pobreza da população. Fiz esta escolha para ter a oportunidade de expandir ainda mais o serviço que fazia na Defensoria”, disse.
Confira outros nomes do secretariado da gestão Eduardo Riedel 2023-2026:
- Flávio César (Sefaz)
- Ana Carolina Nardes (SAD)
- Hélio Peluffo (Seilog)
- Antônio Carlos Videira (Sejusp)
- Jaime Verruck (Semadesc)
- Pedro Caravina (Segov)
- Maurício Simões Corrêa (Saúde)
- Hélio Queiróz Daher (SED)
- Marcelo Miranda (Setescc)
- Eduardo Rocha (Casa Civil)
- Carlos Eduardo Girão (CGE)
- Ana Carolina Ali Garcia (PGE)
- Eliane Detoni (EPE)
FONTE: CORREIO DO ESTADO