Uma operação coordenda pela Polícia Federal em Londrina, no Paraná, está cumprindo nesta manhã (11) dez mandados de prisão e 43 de busca e apreensão contra traficantes de drogas em Mato Grosso do Sul e mais cinco estados.
Conforme as informações iniciais, em Mato Grosso do Sul são 11 mandados que foram cumpridos no começo da manhã em Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Dourados e Ponta Porã.
A Justiça autorizou o sequestro de bens dos acusados de tráfico, entre eles, três helicópteros, um veículo blindado, dois carros de luxo e um imóvel, avaliados em mais de R$ 30 milhões, de acordo com a PF. Não foi informado em qual cidade ocorreu foram apreendidos os helicópteros.
Em dois anos de investigações 2,7 mil quilos de cocaína, nove helicópteros e um caminhão, veículos usados no transporte para cruzar a fronteira com o Paraguai, foram tirados de circulação pela polícia.
Além do Paraná e Mato Grosso do Sul, a operação acontece também São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A operação também contou com cooperação jurídica e policial do Paraguai, com o auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país.
Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados, que se encontra no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público Paraguaio.
O nome da operação faz alusão ao mode de operação da organização criminosa, que se utilizava de helicópteros para a trazer drogas ao Brasil. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
FONTE: CORREIO DO ESTADO