Nesta segunda-feira (25), a deputada estadual Gleice Jane (PT) participou de reunião para discutir a urgência de soluções emergenciais para a falta de água em áreas indígenas de Dourados, principalmente as de retomada. O problema, que já é crônico na cidade, intensificou-se nos últimos dias com a onda de calor que assola o País e teve Mato Grosso do Sul batendo recorde de altas temperaturas.
Em suas redes sociais, a deputada compartilhou vídeo que mostra crianças tendo que caminhar debaixo de sol em busca de água. E destacou que as temperaturas escaldantes dos últimos dias estão afetando especialmente crianças e idosos nas aldeias.
Para Gleice, a união de esforços – que foi intensificada agora com essa ação conjunta – contrasta com o governo anterior, que negligenciou as necessidades das pessoas em nome de uma agenda ideológica. “Iniciamos um diálogo com pedido de urgência e nesta semana vamos apresentar ofícios e requerimentos no sentido de que haja um esforço conjunto para resolver a situação”, afirmou a parlamentar.
“Hoje, com uma nova perspectiva e a colaboração de diversos órgãos, incluindo a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por meio do superintendente Tiago Botelho, e a Fundação Nacional do Índio (Funai), foi encaminhada uma conversa com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), que deverá acionar representantes do Governo do Estado, Prefeitura, Exército e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo é garantir o acesso à água potável o mais rápido possível nas comunidades indígenas, principalmente as áreas de retomada, não apenas em Dourados, mas em toda a região afetada pela crise”, detalhou.
A deputada estadual anunciou que, nos próximos dias, serão entregues ofícios e requerimentos para acelerar a resolução dessa situação. E que o movimento reflete o compromisso do atual governo em priorizar o bem-estar humano e encontrar soluções para desafios que afetam diretamente a dignidade das pessoas.
Gleice Jane afirmou ainda que, para além da ação emergencial, seu mandato seguirá atuando para assegurar que as comunidades indígenas tenham acesso à água potável e condições de vida adequadas, alinhado com o Governo Federal que tem a qualidade de vida dos povos indígenas dentre as suas prioridades.
FONTE: ALEMS