Militares-alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme) estão em visita técnica ao Estado e foram recebidos nesta quinta-feira (22) pelo governador Eduardo Riedel, acompanhado por secretários e gestores estaduais. A viagem de estudos dos oficiais faz parte da conclusão final do curso de formação da Eceme, que percorrem todas as regiões do Brasil, com objetivo de assimilar conhecimento nas áreas militar, política, econômica, psicossocial e científico-tecnológica.
O governador Eduardo Riedel destacou aos militares uma visão estratégica do Estado, abordando as características sócio-econômicas de Mato Grosso do Sul, além das potencialidades, principais desafios e perspectivas para os próximos anos. Riedel ainda afirmou que o papel do governo é oferecer ao setor privado um ambiente de negócios, atraindo investimentos e operações robustas dentro do Estado, como nos setores de celulose, agroindústria e bioenergia.
“Procuramos fazer com que o ambiente de negócio se torne atrativo, porque é ele que vai impactar diretamente no social, geração de emprego, renda, oportunidade de trabalho. Claro que ele tem que vir acompanhado por um processo muito robusto de educação e qualificação profissional”, salientou.
Ao falar sobre infraestura e logística, Riedel abordou o esforço do governo para melhorar a malha viária em Mato Grosso do Sul, em especial, com novas concessões em rodovias, hidrovias, ferrovias e a implantação do novo corredor econômico (Rota Bioceânica), ligando Mato Grosso do Sul aos mercados asiáticos.
“Tudo isso está relacionado a partir de uma visão de desenvolvimento, criando competitividade para as empresas instaladas com acessos ao mercado consumidor. O que tem acontecido é uma transformação, levando o Estado a estar sempre entre os três maiores crescimentos do Brasil em termos de Produto Interno Bruto. Estamos falando entre 5% e 7% ao ano de crescimento, com uma taxa de 3,8% de desemprego, a terceira menor do País”.
O grupo de militares fica no Estado até amanhã (23), e ainda deve percorrer áreas de abrangência do Comando Militar do Oeste, em especial os municípios de Dourados, Corumbá e Ladário.
Como parte da programação, os alunos-oficiais assistirão ainda hoje palestras de gestores estaduais sobre economia, logística e segurança pública, além de encontros com representantes da Fiems e Famasul.
A recepção do grupo em Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Comando Miliar do Oeste (CMO) e terá como proposta apresentar um panorama conjuntural do Estado, com informações estratégicas, especialmente as que tem impacto nas áreas de segurança e defesa, visando preparar os oficiais alunos para futuros trabalhos de comando e assessoria militar na região.
Estiveram presentes na solenidade de recepção aos militares-alunos, os secretários Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Wagner Ferreira da Silva (Secretaria-Executiva da Sejusp), além do comandante Militar do Oeste (CMO), general Luiz Fernando Estorrilho Baganha.
Eceme – A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, situada no bairro da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ), é um estabelecimento de ensino tradicional do Exército Brasileiro. Sua missão é a de preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, Comando, Chefia, Direção e de Assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre. Além disso, coopera com os órgãos de Direção Geral e Setorial no desenvolvimento da doutrina militar para o preparo e o emprego da Força Terrestre.
FONTE: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS