Yeltsin Jacques levou bronze no atletismo 5.000m nas paralimpiadas de Paris 2024, com uma marca de 14min52s61.
A expectativa era de que o sul-mato-grossense conquistasse o ouro. Yeltsin era o atual campeão mundial e tinha um tempo de 14min53s97.
Voltando de uma lesão, o sul-mato-grossense não conseguiu manter o ritmo que vinha apresentando nas últimas competições, alcançando a terceira colocação só nos últimos metros.
Yeltsin é um dos principais nomes na modalidade e representou o Brasil nas últimas Paralimpíadas, em Tóquio 2020, conquistando medalhas de ouro nos 1.500 e 5.000 metros na categoria T11, voltada para atletas cegos.
“Obrigado a todo o Brasil que levantou de madrugada e torceu por mim e pelo Julio. Muito feliz que o Julio bateu o recorde. Dentro do que eu passei, voltando de uma lesão grave, ainda peguei uma virose nos últimos dias, eu e minha família sabemos o quanto foi duro. Queríamos o ouro, mas a sensação é de missão cumprida. Fizemos do limão uma limonada e conseguimos uma marca excelente e uma medalha para o Brasil”, declarou Yeltsin após a prova.
MS NAS PARALIMPÍADAS
Mato Grosso do Sul está bem representado nas Paralimpíadas de Paris 2024, com oito atletas. No judô, Érika Cheres e Kelly Kethyllin competem nas categorias acima de 70 kg e até 70 kg, respectivamente.
Na canoagem, Fernando Rufino e Débora Benevides competem nas provas, e a chance de medalha na categoria é enorme.
Outra modalidade com grande potencial de medalha para o país é o atletismo, representado por Yeltsin Jacques, Paulo Henrique dos Reis, Gabriela Mendonça Ferreira e Edelson Ávila (atleta-guia).
FONTE: CORREIO DO ESTADO