Passados 20 dias da primeira consulta à empresa Metaverso, a Meta, responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram, para verificar o quanto os oito postulantes à cadeira de chefe do Executivo de Campo Grande gastaram para impulsionar as suas respectivas propagandas eleitorais, o Correio do Estado registrou um aumento expressivo de mais de seis vezes.
Conforme o levantamento feito pela reportagem, nos últimos 90 dias, os candidatos Rose Modesto (União Brasil), Beto Pereira (PSDB), Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT) e Beto Figueiró (Novo) investiram no total R$ 444.204,00 com impulsionamento no Facebook e no Instagram, enquanto na consulta feita há 20 dias esse montante era de R$ 75.346,00.
Agora, até o momento, a campeã de gastos é a ex-deputada federal Rose Modesto, a qual, em 90 dias, investiu o valor de R$ 175.022,00 – há 20 dias o valor estava em R$ 44.587,00.
Depois dela, aparecem o deputado federal Beto Pereira, que destinou R$ 129.933,00 (antes eram R$ 15.402,00), e a atual prefeita da Capital, Adriane Lopes, que reservou R$ 93.435,00 (anteriormente foram R$ 15.357,00).
Por sua vez, os candidatos Ubirajara Martins (DC), Luso Queiroz (Psol) e Jorge Batista (PCO) – considerados os “azarões” no pleito de 6 de outubro –, até o momento, nos últimos 90 dias, não gastaram com impulsionamento nas duas redes sociais mencionadas.
EM UMA SEMANA
Ainda de acordo com o levantamento realizado pelo Correio do Estado, na última semana, com os postulantes já podendo contar com o reforço da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, os cinco candidatos que estão investindo em impulsionamento no Facebook e no Instagram gastaram
R$ 219.989,00.
Considerando apenas esses sete dias, o campeão de gastos é Beto Pereira, com investimento de R$ 88.664,00, enquanto logo em seguida aparecem Rose Modesto (com R$ 70.802,00), Adriane Lopes (com R$ 28.623,00), Camila Jara (com R$ 23.835,00) e Beto Figueiró (com R$ 8.065,00).
Segundo os consultores e especialistas em anúncios digitais ouvidos pelo Correio do Estado, é normal nas campanhas eleitorais que a plataforma de anúncios da Meta receba uma avalanche de contratações, tanto dos candidatos a prefeito na Capital e nas cidades do interior quanto dos candidatos a vereador.
Para os especialistas, como os candidatos não tinham ainda a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, a saída foi investir nas redes sociais – que não são uma mídia considerada cara.
Além disso, ainda conforme os consultores, há um direcionamento preferencial dos candidatos para impulsionar os anúncios nessas duas redes sociais, que têm maior abrangência entre os internautas.
INTERIOR
O Correio do Estado também aproveitou para consultar os dados dos sete candidatos a prefeito de Dourados.
Por lá, os campeões de investimentos em impulsionamento no Facebook e no Instagram foram o atual prefeito, Alan Guedes (PP), a empresária Bela Barros (PDT), o professor universitário Tiago Botelho (PP), o radialista Marçal Filho (PSDB) e o farmacêutico Racib Harb (Novo).
Conforme o levantamento realizado pela reportagem, nos últimos 90 dias, esses cinco candidatos a prefeito de Dourados já gastaram quase R$ 60 mil.
Até o momento, a campeã de gastos é Bela Barros, que destinou R$ 26.581,00 em 90 dias – há 20 dias, esse montante era de R$ 3.325,00. Na sequência, aparece Alan Guedes, que no mesmo período investiu R$ 22.200,00 (anteriormente eram 13.296,00).
Mais atrás estão Tiago Botelho, que reservou R$ 8.238,00 em 90 dias (há 20 dias eram R$ 2 mil); Marçal Filho, que usou R$ 2.306,00 (antes foram R$ 962,00); e Racib Harb, que aplicou R$ 531,00 (montante que, anteriormente, era R$ 500,00).
Demais candidatos a prefeito de Dourados, Beto Teles (Psol) e Valderi Garcia (PCO) até o momento não gastaram com impulsionamento nas duas redes sociais nos últimos 90 dias. Na última semana da campanha, o Correio do Estado fará uma nova consulta.
FONTE: CORREIO DO ESTADO