A jornada do Brasil na Copa do Mundo de Futsal está prestes a começar e tem atleta sul-mato-grossense no elenco. A 1ª rodada da fase de grupos acontece neste sábado (14), às 08h30, contra Cuba, com transmissão na CazéTV e Sportv.
Marcênio, campo-grandense de 36 anos, foi um dos 14 jogadores convocados pelo técnico Marquinhos Xavier para a disputa da competição mundial. Antes do início oficial do torneio, a seleção realizou dois amistosos contra o Uzbequistão, ambos vencidos pelo Brasil, um por 9×2 e outro por 5×2, do qual o jogador de MS foi titular e marcou um gol.
No país asiático, tal qual no futebol de campo, a seleção brasileira vai em busca da sexta estrela e é o maior campeão mundial no futsal (conquistou em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012). Em 2021, na última Copa do Mundo, o Brasil ficou em terceiro lugar, sendo derrotado para os rivais argentinos na semifinal.
Neste mundial, a seleção está no grupo B, composto por Cuba, Croácia e Tailândia. Após a estreia neste sábado, o Brasil enfrenta a Croácia, na terça-feira (17), às 11h, e na terceira e última rodada da fase de grupos enfrenta a Tailândia, na sexta-feira (20), às 08h30. Todos os jogos vão contar com transmissão oficial da CazéTV e Sportv. Confira a lista de convocados:
Goleiros
- Guitta – Ukhta (RUS)
- Roncaglio – Anderlecht (BEL)
- Willian – Norilsk Nickel (RUS)
Fixos
- Marlon – ElPozzo (ESP)
- Neguinho – Palma (ESP)
- Lucas Gomes – Magnus (BRA)
Alas
- Dyego – Barcelona (ESP)
- Marcênio – Jaraguá (BRA)
- Marcel – ElPozzo (ESP)
- F. Valério – ElPozzo (ESP)
- L. Lino – Magnus (BRA)
- Arthur – Benfica (POR)
Pivôs
- Pito – Barcelona (ESP)
- Rafa Santos – El Pozzo (ESP)
- Ferrão – Semey (CAZ)
Trajetória – Marcênio
Atualmente, o jogador defende as cores do Jaraguá (SC), com 6 gols marcados em 16 jogos nesta temporada. Antes de estar no time catarinense, Marcênio ficou seis meses no Anderlecht (Bélgica) e cinco temporadas no Barcelona (Espanha), um dos melhores clubes do mundo.
Durante sua passagem no clube espanhol, o atleta campo-grandense conquistou 16 títulos, incluindo a Champions League da modalidade, sua segunda da carreira, já que também venceu o torneio continental pela equipe russa Gazprom-Ugra. No Barcelona, além das conquistas, ele jogou 212 partidas e marcou 37 gols.
Em Campo Grande, o jogador atuou na Geração 2000, em 1997, e, posteriormente, passou pelo time do Colégio ABC, ficando até 2007, quando foi para o Santa Fé Futsal, da cidade Santa Fé do Sul (SP), já como atleta profissional.
Em 2024, Marcênio também participou da Copa América e fez parte do elenco campeão contra a Argentina. Na competição, marcou dois gols e uma assistência na campanha perfeita da seleção brasileira. Ao todo, o atleta tem sete gols em 29 jogos com a camisa amarela. Nas redes sociais, o jogador comemorou a convocação e afirmou que realizou um sonho de criança.
Recentemente, no dia 14 de maio, Marcênio foi um dos organizadores do “Jogo das Estrelas”, que aconteceu em Campo Grande, e, obviamente, também contribuiu com sua habilidade dentro de quadra. Além do jogador campo-grandense, o evento contou com o craque Falcão, considerado por muitos o maior da história da modalidade, o que também ajudou a ter dois mil espectadores no Ginásio Guanandizão neste dia.
FONTE: CORREIO DO ESTADO