Em meio ao calor extremo, o aparecimento de animais peçonhentos em ambientes domésticos aumentou em Campo Grande. São insetos no geral, contudo os escorpiões são os que mais aparecem nesta época do ano.
A médica veterinária, coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Cláudia Macedo, explica que o principal fator para o aumento no surgimento dos animais é de fato o calor que atinge a Capital.
“Acreditamos que o principal fator seja o aumento da temperatura, fator climático que aumenta muito a reprodução desses animais. E realmente, este ano houve um aumento no número de solicitações recebidas e atendidas pelo nosso setor, referente a animais peçonhentos, em comparação ao ano passado”, pontou Cláudia.
Mas, além das altas temperaturas, os incêndios acabam favorecendo a fuga desses animais que saem das áreas verdes em busca de refúgio. “A queimada favorece a fuga desses animais de áreas verdes para dentro dos imóveis”, ressaltou.
Acidentes com escorpiões
Conforme os dados emitidos pelo Centro de Controle de Zoonoses, em um comparativo com o ano passado, houve um aumento de 363% no número de solicitações recebidas pelo Centro em acidentes com escorpiões.
No mês de agosto de 2023, foram registradas 27 solicitações pelo CCZ, entretanto neste ano foram 125. Além de 51 ocorrências atendidas, contra 87 neste ano.
“Neste ano, já recebemos via sistema de saúde 1.547 registros de acidentes com escorpiões na cidade. Sabemos que esse número é grande e que, em maioria dos casos, nós vamos para atender, verificar se há necessidade de uma dedetização ou não no imóvel”, frisou Cláudia.
Solicitações recebidas e atendidas de acidentes com escorpiões pelo CCZ:
- 2023
- Junho
Recebidas 16
Atendidas 11 - Julho
Recebidas 32
Atendidas 10 - Agosto
Recebidas 27
Atendidas 51 - 2024
- Junho
Recebidas 138
Atendidas 240 - Julho
Recebidas 19
Atendidas 148- Agosto
Recebidas 125
Atendidas 87
Cuidados
O calor deve seguir pelos próximos dias em Campo Grande, com isso é necessário a população ter atenção na limpeza do quintal, visto que os animais peçonhentos são atraídos pelo acúmulo de sujeiras.
“Resto de materiais de construção e entulhos, isso atrai tanto as baratas quanto os escorpiões”, frisou a coordenadora.
Além da limpeza, a orientação é realizar a vedação dos ralos. “A gente sempre orienta a fazer vedação para evitar a entrada desses animais em casa. Se possível, afastar os móveis como camas e sofás das paredes para evitar que, caso eles entrem, subam e possa acabar ocorrendo algum acidente”, explicou.
“O controle principal é evitar mesmo o acúmulo de materiais de entulhos e lixos. Assim, evita-se a propagação e entrada desses animais em casa”, frisou.
Recomendações
- Agosto
- A coordenadora do CCZ, Cláudia Macedo, explica que a atenção precisa ser redobrada com os escorpiões, porque esses animais possuem peçonha.
“A atenção maior que a população precisa ter é com relação aos escorpiões, já que são animais que possuem peçonha. É muito importante que cuide também das crianças e idosos, porque se eles forem picados, o risco de complicações é maior”, frisou.
Em casos de acidente com qualquer tipo de animal peçonhento, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.
“A gente sempre orienta que, caso ocorra algum acidente com qualquer pessoa, vá à unidade de saúde, porque a unidade de saúde de referência 24 horas do município, qualquer uma delas, está pronta para receber esse paciente”, explicou.
FONTE: MIDIAMAX