Na noite de quarta-feira, 6 de novembro, o Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foi cenário da uma cerimônia de abertura da Mostra de Arte, Talento, Inovação e Superdotação – MATIS. Esta exposição anual é uma celebração da criatividade e do olhar único de estudantes superdotados, revelando a força da expressão artística no desenvolvimento dos jovens

A mostra dos alunos do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS) da Secretaria de Estado de Educação, reúne 47 obras, entre esculturas e pinturas, criadas por 36 jovens talentos de Campo Grande e de outras cidades de Mato Grosso do Sul, como Dourados, Mundo Novo, Nioaque, Água Clara e Chapadão do Sul.

Com o tema “Caminhos e Padrões que Ninguém Mais Viu”, a edição de 2024 incentiva os estudantes a expandirem os limites da percepção comum. A proposta é “pensar fora da caixa” e explorar a singularidade de suas experiências e habilidades, traduzindo-as em uma rica expressão visual que desafia o espectador a enxergar além do óbvio.

A gerente pedagógica do CEAM, Eliane Fraulobe, ressaltou a importância do TCE-MS ao abrir suas portas para acolher e valorizar a cultura do Estado. “Expor a arte dessas crianças e adolescentes aqui no Tribunal de Contas é um momento muito especial para todos nós. Foram meses dedicados à produção das peças, com atenção a cada detalhe, pois é através da arte que eles expressam suas habilidades extraordinárias e compartilham uma perspectiva única sobre o mundo.”

O presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, reforçou o compromisso de abrir espaço para iniciativas culturais e educacionais que promovam o desenvolvimento da juventude sul-mato-grossense. ‘’Eu não conhecia o imenso potencial dessas crianças em áreas culturais, seja na pintura, na música ou até nos estudos matemáticos. Sem dúvida, iremos contribuir para impulsionar essas crianças, projetando um futuro promissor e demonstrando ao Brasil que Mato Grosso do Sul valoriza, não apenas as ações voltadas à Primeira Infância, mas também o talento das crianças superdotadas.”

A noite também foi abrilhantada por uma apresentação cultural dos estudantes premiados na 3ª edição do Festival da Canção das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul — Prêmio Helena Meirelles — e pela recitação do poema “A nossa perspectiva”.

A exposição “Caminhos e Padrões que Ninguém Mais Viu” é aberta ao público e pode ser visitada no Espaço Cultural do TCE-MS de 06 de novembro a 06 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

FONTE: TCE MS