A proposta de emenda à Constituição (PEC) que pretende modificar a forma de atuação das forças policiais deverá obter um parecer do governo do Estado nesta semana, o que servirá para orientar a bancada federal de Mato Grosso do Sul na votação da matéria no Congresso Nacional, é o que disse ao Correio do Estado o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

Inicialmente rebatido por governos estaduais, a exemplo de Mato Grosso do Sul, que, por meio do vice-governador, apresentou preocupação quanto à autonomia das unidades federativas, o texto foi adaptado com sugestões de governadores e de membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública e enviado pelo ministro Ricardo Lewandowski à Casa Civil da Presidência da República, em anúncio realizado no Palácio da Justiça, em Brasília.

“Devemos ter uma nova resolução dentro de uma semana. Gostamos das alterações que foram feitas. A Polícia Federal [PF], enquanto patrulhadora das hidrovias federais, a instituição de membros da sociedade civil para a formulação da PEC e a retirada da expressão ‘observância obrigatória’ do artigo 21”, disse
Barbosinha.

A mudança se deu para reforçar que não haverá nenhuma ingerência nos comandos das polícias estaduais, tampouco modificação na atual competência dos estados e dos municípios na gestão da segurança pública ou interferência do governo federal no trabalho dos estados.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO