O estudante e paratleta João Pedro Firmino, de apenas 14 anos, acaba de voltar da Sérvia, país localizado na Europa Oriental, com duas medalhas de prata em uma competição internacional, marcando seu nome no cenário paralímpico.

Atuando na categoria T20 (atletismo para pessoas com deficiência intelectual), o adolescente coleciona conquistas com ajuda do projeto Sprint Social, associação sem fins lucrativos que promove inclusão no atletismo.

Segundo o professor Daniel Sena, criador do projeto, João se destaca em provas de resistência e velocidade, como os 800m e 1500m.

Trajetória do atleta

“Ele começou a se destacar nas provas, conquistou o ouro na Paralimpíada Escolar, e essa medalha o credenciou para o Campeonato Mundial. Além de vencer, ele fez uma marca excelente, chamando a atenção dos observadores do Comitê Paralímpico Brasileiro, que o indicou para a competição internacional”, conta o professor com entusiasmo”, detalha o professor.

Agora, o estudante que começou sua trajetória correndo atrás de pipas nas ruas de Campo Grande, mira novas competições e sonha em representar o Brasil no esporte e em grandes eventos paralímpicos.

 

FONTE: MIDIAMAX