A Prefeitura de Campo Grande pretende contratualizar 89 novos leitos hospitalares para atender adultos e crianças na rede pública de saúde da Capital. Parte deste total foi oficializada, na última sexta-feira (19), com a contratação de 12 leitos clínicos no Hospital São Julião. Os demais estão em fase de pactuação junto às unidades hospitalares.

No Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), da última sexta-feira, a Prefeitura da Capital publicou o 20º termo aditivo ao Convênio Nº 5/2023 com o Hospital São Julião. O valor mensal repassado à instituição passou de R$ 2,40 milhões ( R$ 2.408.038,63) para R$ 5,40 milhões (R$ 5.402.085,36).

A Sesau já havia confirmado a abertura de 22 novos leitos pediátricos no Hospital Alfredo Abrão para desafogar as unidades de saúde.

A proposta dos 89 novos leitos hospitalares contempla:

• Hospital Alfredo Abrão: 24 leitos, sendo 22 de enfermaria pediátrica e dois de retaguarda pediátrica;

• Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS): 38 leitos distribuídos entre Clínica Médica, enfermaria pediátrica, UTI Adulto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica e unidades neonatais;

• Hospital do Pênfigo: 15 leitos, sendo 10 clínicos e cinco de UTI Adulto, ainda em fase de negociação;

• Hospital São Julião: 12 leitos clínicos já oficializados.

Uma reunião estratégica foi realizada na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, na última sexta-feira (19), para discutir a ampliação da capacidade hospitalar.

O encontro teve a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, a secretária-adjunta Dra. Ivone Kanaan Nabhan Pelegrinelli, do presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, vereador Dr. Victor (PSDB), os superintendentes da Sesau e equipes técnicas responsáveis pelo planejamento da rede assistencial.

“Ver essa pauta avançando é motivo de satisfação. A ampliação da rede hospitalar é fundamental para garantir um atendimento mais eficiente à população e desafogar as UPAs, onde muitos pacientes acabam permanecendo internados por dias à espera de uma vaga hospitalar”, afirmou o vereador.

 

FONTE: MIDIAMAX